1 de abr. de 2010
Escolas do Estado fechadas
O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) anuncia para o próximo dia 8 uma greve por tempo indeterminado na rede estadual de ensino. O comunicado da greve foi publicado no dia 16 de março. A campanha salarial 2010 foi aprovada pela direção da entidade e protocolada na sede do governo do Estado e nas secretarias de Governo, Educação, Planejamento e Gestão no dia 17 de março.
Segundo a coordenadora geral do Sind-UTE, Feliciana Saldanha, nos próximos dias todas as escolas estaduais da região do Vale do Aço serão mobilizadas para aderir à paralisação. A partir do dia 8, a expectativa dos organizadores é de paralisar as atividades em todas as escolas estaduais.
Entre as reivindicações salariais, o Sind-UTE exige o pagamento integral de todas as vantagens aos trabalhadores quando eles estiverem em licença médica e pagamento aos designados proporcionalmente aos meses trabalhados, independentemente da data de designação. Outras reivindicações são o direito a vale-transporte para trabalhadores que precisam de condução para ir ao trabalho; vale-alimentação para todo o funcionalismo; pagamento de insalubridade para os auxiliares da educação básica; fornecimento, pelo Estado, de uniformes completos e equipamentos para o desenvolvimento do trabalho; e recomposição dos valores salário-família.
O Sind-UTE quer também a adoção de eleições diretas e democráticas para a direção das escolas, a homologação do concurso de auxiliares de serviços da educação básica e a prorrogação do prazo de validade dos concursos em vigência.
Outros pontos da pauta são os seguintes: definição de política de saúde com a implantação de programas de prevenção e garantia do reconhecimento das doenças profissionais; reestruturação do Ipsemg, inclusive com ampliação do seu quadro de funcionários; informatização e convênios médicos para áreas com maior demanda, oferecendo atendimento em todas as especialidades médicas na capital e no interior.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário