5 de fev. de 2011

‘Cavalo do Zorro’ está abrigado em segredo, em Belo Horizonte


Da raça holandesa Friesian, Wizard MLF
foi o ‘Grande Campeão
da Expointer 2008
Encontra-se apreendido em Belo Horizonte o cavalo que participou dos filmes “A Máscara do Zorro” e a “Lenda de Zorro”. Na ficção, o lendário animal, amigo fiel e inseparável do herói mascarado, é conhecido como “Silver”. Na vida real, seu nome é Wizard MLF. De acordo com os atuais cuidadores, o garanhão é da raça Friesian, de origem holandesa. “É uma raça de cavalos de cor negra, com pelos compridos nas pernas”, explicou um dos cuidadores. Apesar de ser robusto, trata-se de um animal de temperamento dócil. “É como se fosse de estimação, obediente e carinhoso”.


O Hoje em Dia teve acesso ao animal, mas não pode divulgar o local onde Wizard MLF está abrigado porque corre sob segredo de Justiça o processo que apura a importação ilegal do animal. Fotos também estão proibidas, argumentam os cuidadores.

A documentação do animal está sendo regularizada. Por enquanto, informações como datas de nascimento, importação e apreensão não podem ser divulgadas. O mesmo acontece com a identidade do proprietário e do importador.

Avaliado em R$ 1 milhão, “Silver” chegou ao Brasil por meio de uma importação ilegal. Inicialmente, o comprador manteve o animal no Estado do Rio Grande do Sul. Apresentado como um “cavalo de cinema”, participou de várias exposições e concursos, no Brasil e no exterior. E conquistou inúmeras premiações, como ‘Campeão Americano da Raça’, ‘Grande Campeão Classe Aberta - Garanhões’, ‘Campeão Sul-Americano 2008’ e ‘Grande Campeão da Expointer 2008’, só para citar alguns exemplos.

O sêmen do animal era comercializado por cerca de R$ 2.500. “Silver” é pai da atual campeã americana do concurso da raça.

A fama e a fortuna proporcionadas pelo “cavalo do Zorro” chamaram a atenção da Receita Federal. Ao investigar a situação, os agentes descobriram que o cavalo foi importado dos Estados Unidos de maneira fraudulenta. A documentação teria sido falsificada e o dono do animal sonegado impostos. A ordem foi capturar “Silver” para que a situação fosse regulamentada.

Porém, assim como no filme, em fuga, o animal desapareceu. Meses depois, a polícia encontrou Wizard MLF em Minas Gerais, escondido em uma fazenda em Conselheiro Lafaiete, Região Central do Estado. O cavalo foi transferido para um local especializado em Belo Horizonte, onde recebe tratamento adequado. “Wizard recebe suporte veterinário e nutricional”, disse o cuidador, acrescentando que o cavalo deve ter, no máximo, 15 anos.

De acordo com informações de um site de criadores, uma das características marcantes do cavalo da raça Friesian é sua crina e seu rabo muito longos. Estes nunca estão cortados e frequentemente alcançam o chão. A cor sempre é preta. A cabeça do animal é comprida, as orelhas, curtas e a face expressiva. O pescoço é arqueado e as pernas e quartos são musculosos. Ainda conforme o site, a Friesian é uma das raças mais antigas da Europa. Além do Brasil, ela está sendo exportada para outros países e sua popularidade está crescendo.
fonte: Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário