5 de fev. de 2011

Boninho esmurra portas quando a casa do ‘BBB’ fica bem-comportada


À frente do “Big Brother”, o diretor global Boninho muda as regras do programa, grita com auxiliares e esmurra portas quando a casa fica bem-comportada. Tudo em busca de audiência
Um dos campeões de faturamento da Rede Globo, o “Big Brother Brasil 11” estreou no início de janeiro a caminho do seu próprio paredão. Medições do Ibope nas ­duas primeiras semanas registraram a média de audiência de 26,4 pontos na Grande São Paulo, contra os 28,4 pontos que o programa obteve nessa mesma época do ano em 2010. A crise serviu para expor, mais do que nunca, a forte personalidade de quem comanda o reality show mais famoso da tevê brasileira: J.B. Oliveira, o Boninho, 49 anos. Certamente ele é o mais assíduo telespectador do programa e de imediato deu início a uma bateria de mudanças nas regras do jogo – tudo em busca de audiência. No domingo 30, por exemplo, o BBB mostrou a eliminação de duas pessoas, a prova do líder, a votação para um novo paredão e, como se não bastasse, a entrada de dois novos integrantes. Na quinta-feira 3, os cinco eliminados pelo público até o momento ­foram mandados para uma casa de vidro instalada em um shopping center carioca para tentar uma nova chance entre os brothers. O plano seria colocar de volta a transexual Ariadna, o que poderia render mais brigas, ou então Mau-Mau, que já acenava com um romance com outra participante.
Durante os três meses que atualmente dura o “Big Brother”, Boninho (filho de Boni, ex-diretor da Rede Globo) vive para o trabalho. Seu núcleo engloba também o “Vídeo Show” e o “Mais Você”. No “BBB 11”, comanda os bastidores da casa com mãos de ferro e, quando algo sai de seu controle, esmurra portas. “Ele chega a ser grosso”, diz um jornalista que trabalhou na produção do programa e preferiu não se identificar. Quando o clima está pesado, os xingamentos não são poupados. “É de idiota para baixo”, diz outra jornalista, que também se manteve no anonimato. Mesmo com os participantes do programa o tom não é muito diferente. Ele berra quando acha necessário, mas procura cortar o áudio para os telespectadores não ouvirem. Dizem que só usa o seu próprio celular nessas intervenções.


Os ex-brothers, contudo, não guardam ressentimentos. Francine, 27 anos, que participou da nona edição do programa, só falta chamá-lo de Deus por ter sido selecionada por ele. A propósito: o apelido de Boninho nos bastidores é Big God. Fani, 28 anos, que passou pelo “BBB 7”, ­reconhece seu lado intempestivo: “Ele é genial, sou sua fã.” Eliéser, eliminado na edição passada, uniu-se ao coro e defendeu o diretor no chat da atração: “Ele não é tão dominador como dizem”. O perfil de Boninho no Twitter, no entanto, revela bem o seu temperamento. Suas frases são sempre polêmicas e o veneno corre ­solto em relação aos participantes e aos profissionais do meio televisivo. Ele utiliza o microblog full time para promover o “BBB” e interagir com os telespectadores – não raro, erra na dose. Em um desses excessos levou um puxão de orelha da Rede Globo quando criticou o reality show “A Fazenda”, da Rede Record.
Já prevendo o esgotamento da fórmula – mas não do faturamento –, Boninho havia dito antes do início do “BBB 11” que “tudo seria liberado”, incluindo a pancadaria. “Vai ter até porrada”, avisou, sendo desmentido em seguida pela emissora, que fez valer a regra de que violência física acarreta expulsão da casa. Não satisfeito, anunciou bebidas mais fortes nas festinhas dos brothers e acabou entrando na mira do Ministério Público. As constantes alterações já provocam efeitos. No circuito fechado do pay per view, vê-se que o progr Na balada que varou a madrugada do sábado 29, o clima foi tórrido. Daniel foi um dos mais animados e abriu a sessão de striptease.  Diogo deu em cima de Jaqueline, Paula se insinuou para Diana, Maria quase cedeu às investidas de Wesley, Natália dançava se esfregando no ator André Marques, que participava como DJ. Duas participantes beberam tanto que precisaram de socorro médico. Tudo isso numa noite. Sempre no Twitter, Boninho respondeu a um internauta sobre o perigo de os participantes nadarem em dias de chuva e relâmpagos: “Esse é um jogo de eliminação, se morrer na piscina é um a menos. Vontade popular!!!” (Com Istoé)

Nenhum comentário:

Postar um comentário