5 de fev. de 2011

Sócias da Usiminas vão criar empresa de US$ 35 Bi

Sócias da Usiminas vão criar a segunda maior siderúrgica do mundo 


União de gigantes japonesas: Shoji Muneoka, presidente da Nippon, e Hiroshi Tomono, da Sumitomo, anunciam fusão que criará segunda maior siderúrgica do mundo.

As siderúrgicas japonesas Nippon Steel e Sumitomo Metal Industries, sócias da ipatinguense Usiminas, anunciaram acordo de fusão para criar a segunda maior siderúrgica do mundo, atrás apenas da ArcelorMittal, do empresário indiano Lakshmi Mittal.

O anúncio é o primeiro feito entre duas siderúrgicas no Japão em mais de uma década. Os executivos das duas empresas decidiram fechar a união em outubro de 2012, criando uma empresa com valor de mercado de US$ 35 bilhões.

A Sumitomo é a terceira maior siderúrgica do Japão. A Nippon é a primeira daquele país e quarta maior do mundo.

Além disso, ambas são sócias da Usiminas. A Nippon Steel faz parte do bloco de controle da siderúrgica de Ipatinga, com 27,8% das ações. Recentemente, a Usiminas fez uma separação dos ativos de mineração e vendeu 30% ao grupo Sumitomo.

FUSÃO
Na última semana, a Usiminas foi alvo de especulação de uma possível fusão com a CSN, do empresário Benjamin Steinbruch, que adquiriu uma participação relevante da rival e poderia vir a adquirir outras participações, como a Votorantim e da Camargo Corrêa na Usiminas. No entanto, foi lembrado que a Nippon possui direito de preferência de compras destas fatias acionárias numa eventual saída de sócios do bloco de controle.

Rivalidade asiática
As siderúrgicas japonesas têm enfrentado grande concorrência das rivais da China, como a Baosteel (que perde o segundo lugar) e a coreana Posco (até então na terceira posição).

Na divulgação do acordo, as empresas não deram muitos detalhes sobre a fusão. "Esperamos gerar uma grande redução de custos com sinergias, mas não temos maiores informações neste momento", disse Hiroshi Tomono, presidente da Sumitomo Metals.

As duas empresas combinadas produziram 37,5 milhões de toneladas de aço em 2009, segundo os dados mais recentes consolidados de produção mundial elaborados pela Associação Mundial de Aço. A Nippon produziu 26,5 milhões de toneladas, e a Sumitomo, 11 milhões.

A Arcelor tem larga vantagem, produzindo 77,5 milhões de toneladas.

No Brasil, a produção brasileira de aço bruto, depois de um ano de recuperação, foi de 32,8 milhões de toneladas em 2010.

A fusão da Nippon com a Sumitomo será a primeira desde que a NKK e a Kawasaki Steel se uniram para criar a segunda maior siderúrgica do Japão, a JFE Holdings, em setembro de 2002.


fonte: (Com agências internacionais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário