27 de abr. de 2010

Com um milhão a menos, PMI aprova crédito adicional

Em uma reunião bem mais tranquila e sem grande tumulto, a Prefeitura de Ipatinga conseguiu aprovar ontem (26), em reunião ordinária da Câmara Municipal, a abertura de um Crédito Suplementar Adicional no valor de R$ 58.545 milhões nos cofres públicos - um milhão a menos do que estava no projeto anterior. 
Na semana passada, o mesmo pedido do Executivo - porém com R$ 1 milhão a mais - foi rejeitado pelos vereadores Roberto Carlos (PV), Sebastião Guedes (PT), César Custódio (PPS), Maria do Amparo (PDT) e Amigão (PV), durante uma reunião bastante movimentada, com discussões públicas dos parlamentares. Nesse dia, Roberto Carlos chegou a subir na Tribuna e pedir nominalmente o voto pela ilegalidade da matéria a cada parlamentar que considerou "desprestigiado" pela atual Administração. 
Quatro dias depois, o projeto voltou e teve a aprovação unânime da Casa, mas dessa vez, sem mais comentários dos vereadores que o rejeitaram na última sessão. Até o início da sessão, a matéria não constava na pauta de votação. 
A reportagem tentou conversar com os dois principais articuladores da inconstitucionalidade da matéria na reunião passada. Porém, os celulares dos vereadores Roberto Carlos e Sebastião Guedes davam sinal de desligado ou fora de área. No plenário, nenhum dos dois comentou o assunto. Guedes saiu logo após a reunião; já Roberto Carlos, ao ser abordado pela reportagem, desconversou. Presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos da Câmara, Guedes chegou a afirmar que o projeto do Executivo era um "absurdo diante do alto valor pretendido". 
A vereadora Maria do Amparo justificou a mudança de opinião: a constatação de que o projeto reapresentado à CMI teve seu conteúdo refeito. "O primeiro pedido de suplementação estava com parecer de ilegalidade. Neste que nós aprovamos agora está tudo de acordo. Por isso nosso voto foi favorável", explicou a vereadora, sem detalhar as alterações. 

O PROJETO 
Entre outros pontos, o projeto da PMI prevê verbas para a construção e ampliação de unidades de saúde, melhorias na rede de iluminação pública, manutenção dos serviços de transporte, campanhas educativas, conservação de parques e jardins, entre outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário