29 de abr. de 2010

Bandido e policiais trocam tiros - Disparos aconteceram no Bairro Cidade Nova

Não faltou ousadia e coragem a um homem que afrontou policiais militares na noite desta terça-feira (27), no Bairro Cidade Nova, em Santana do Paraíso. Ele reagiu a uma abordagem, trocou tiros com os PMs e conseguiu fugir rumo ao Bairro Planalto, em Ipatinga. O tiroteio aconteceu perto de uma quadra esportiva, aonde havia cerca de 30 pessoas – entre crianças e adultos. Por sorte, ninguém ficou ferido. 

Um morador, que pediu para não ser identificado,descreveu como a confusão aconteceu. “Eu estava nas redondezas, na casa de um amigo, e a polícia tentou abordar o sujeito, que estava armado. O bandido reagiu e os policiais também, em prol da segurança deles. O sujeito correu para dentro da quadra e o policial correu atrás atirando nele, só que não conseguiu acertar. O cara fugiu pulando um muro”, contou, acrescentando: “Chegaram outras viaturas, mas assim mesmo não conseguiram pegar o vagabundo. Na quadra havia cinco times, num total de 25 pessoas, mais algumas crianças. Pelo que vi, os disparos passaram a dois metros de quem estava na quadra e não acertou no vagabundo, que estava na frente dos policiais”.

A testemunha ainda reclamou da falta de segurança no Cidade Nova. “Aqui no bairro, ali perto da padaria, tem muito cara mal encarado que está vindo para cá em função da falta de policiamento. Mandam para cá um policial de moto e, na maioria das vezes, ele não fica aqui. Dá uma volta e sai. Vagabundo está vindo para cá mesmo”, declarou, emendando sobre o ocorrido na noite desta terça: “O pessoal que estava na quadra reclamou com o sargento responsável pela viatura. Falaram que iam até denunciá-lo por ele estar atirando num vagabundo no meio de 20 e tantas pessoas, com crianças no meio. Não acho correto”. 

Comandante da PM 
Comandante da Polícia Militar em Santana do Paraíso, o tenente Eliomar deu esclarecimentos acerca da troca de tiros entre os PMs e o bandido. “Nós tivemos uma ocorrência onde foi visto um cidadão invadindo uma escola. Fomos para lá com a nossa viatura Tático Móvel, composta por três policiais, para dar apoio à viatura de serviço no setor. Quando os militares chegaram lá, o autor, que estava dentro da escola, disparou contra os policiais, que revidaram. O bandido saltou um muro e subiu num local que dá acesso ao Bairro Planalto, já em Ipatinga. Fizemos um cerco, porém ele não foi localizado. Temos as características desse marginal e estamos verificando para tentar um reconhecimento, para dar uma resposta mais rápida para a comunidade sobre esse fato”, argumentou.  

Sobre a falta de policiamento no bairro, o oficial declarou: “Nós temos feito algumas operações no Cidade Nova, com o nosso próprio efetivo, e também temos conseguido apoio da 82ª Cia. de Polícia Militar de Ipatinga. Na semana passada, por exemplo, desencadeamos uma operação com a ajuda PM do Trânsito na entrada do bairro, tentando fazer a prisão de autores de roubos a mototaxistas. Nós temos feito alguns contatos, conseguido alguns resultados. Nas últimas semanas, apreendemos muitas drogas e material furtado em algumas casas lá. Estamos realmente nos empenhando para tentar dar uma resposta positiva para comunidade daquele bairro, que é bem próximo a Ipatinga”. 

O tenente ainda lembrou que alguns policiais trabalham sem farda no Cidade Nova. “Fazemos esse serviço porque sabemos que o cidadão infrator, quando avista a viatura, tende a se esconder, a não cometer o crime. Às vezes há a necessidade de lançarmos o policiamento velado, sem farda, para conseguirmos sucesso em nossas ações”, comentou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário