29 de abr. de 2010

Nilton Manoel é o prefeito..

Antes mesmo de confirmar sua candidatura como prefeito nas eleições extemporâneas do dia 30 de maio, o prefeito interino Robson Gomes (PPS) deixou o cargo para se dedicar exclusivamente à campanha. Com isso, o até então presidente em exercício da Casa Legislativa, Nilton Manoel (PMDB), passou a ocupar a cadeira do Executivo. Ele fica no cargo até a diplomação e posse do novo prefeito, que deverá ocorrer até o dia 18 de junho. A posse de Nilton Manoel como novo prefeito interino ocorreu às 20h desta quarta-feira (28), em sessão solene no legislativo.

Com a saída de Nilton da Câmara, o Legislativo também experimentou outras mudanças. A presidência passou a ser ocupada pelo 1º secretário da Casa, Nardyello Rocha (PMDB). Contudo, a posse marcada para acontecer às 19h começou com quase uma hora de atraso devido a um imbróglio jurídico. Os advogados de Robson Gomes pretendiam que ele voltasse a ocupar a cadeira de presidente da Câmara. Do outro lado, o jurídico do Legislativo argumentava que a desincompatibilização do cargo de prefeito interino retirava de Robson Gomes o direito de ocupar o cargo e que, legitimamente, Nardyello Rocha (PMDB) deveria ser empossado. Depois de quase 55 minutos, o jurídico de Robson deixou de pleitear o cargo, liberando-o para a solenidade de confirmação de seu nome como candidato a prefeito, marcada para o Ipaminas.

Como presidente da Casa, Nardyello disse que o momento não era para comemoração. “Diante de todos os erros que foram cometidos pela justiça eleitoral no pleito passado, não temos o que festejar. Essa é uma página triste na história política da nossa cidade que deve ser esquecida”.

Com a saída de Nilton Manoel da Câmara, uma vaga foi aberta para o ex-vereador Célio Aleixo, primeiro suplente do PMDB, que também foi empossado nesta quarta. Como Robson volta a ser vereador e ainda não formalizou um pedido de afastamento no legislativo – o que ainda pode ocorrer -, seu suplente, César Custódio (PPS), perde momentaneamente o mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário