24 de abr. de 2010

Por falta de transporte, APIRVA está com os trabalhos parados

A APIRVA - Associação dos Portadores de Insuficiência Renal do Vale do Aço ? está com os trabalhos parcialmente paralisados há mais de três meses. A entidade não consegue contratar uma 'van' para realizar o transporte dos acompanhantes dos pacientes renais do Hospital para a sua sede, no bairro Bela Vista - Ipatinga.


Segundo a entidade, a van realizaria o transporte dos acompanhantes em dois horários, de manhã e à tarde. De acordo como os voluntários da Apirva, os motoristas de van alegam não possuir tempo para atender a associação. Os horários são de 8h às 10h30 e de 14h às 17h.

A associação realiza com os acompanhantes e pacientes oficinas de trabalho artesanal. Aos portadores de insuficiência renal é oferecida oficina de pintura enquanto realizam a hemodiálise. Os acompanhantes eram levados à sede da ONG onde recebiam lanche e aprendiam a fazer pinturas em tecidos, fuxico e bijuterias. Tudo isso durante as quatro ou seis horas em que os pacientes renais fazem a filtragem do sangue.

 
Segundo a psicóloga Simone Cristine, os portadores de insuficiência renal realizam a hemodiálise de duas a três vezes por semana. Ela é uma das 20 voluntárias que trabalham na APIRVA. Simone destaca ainda que a atividade realizada por eles ajuda as pessoas a se distraírem durante o tratamento.


A Associação de Portadores de Insuficiência Renal do Vale do Aço foi fundada pela Pastoral da Saúde, do bairro Belo Vista, no ano de 2004. Ela está situada na Av. 26 de Outubro, nº 1810.


A APIRVA se mantém por meio de doações, pois não possui convênio com nenhuma outra instituição ou poder público. São ao todo 231 sócios cadastrados. Mais informações pelo telefone 3823-9543 ou pelo e-mail apirva@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário