Em comunicação encaminhada esta tarde pelo Diretor do Center for Community Informatics Loyola University Maryland, Marco Figueiredo, à Universidade Vale do Rio Doce (Univale), em Governador Valadares (MG), foram esclarecidos os motivos que impossibilitaram a concessão do visto para os Estados Unidos à aluna Janynne Lorenna Souza Gomes.
Estudante do curso de Sistemas de Informação da Univale, Janynne Gomes recebeu um convite para participar de um estágio de três meses na NASA. No entanto, a universitária aguardava em Brasília uma resposta positiva do Consulado para o seu pedido de visto, que já havia sido negado por duas vezes consecutivas.
Figueiredo, que é engenheiro da NASA e acompanhava todo o processo, disse que foi informado pelo Consulado que o Departamento de Estado Americano mudou recentemente as suas regras sobre a emissão do visto B1/B2, pleiteado pela aluna da UNIVALE, e que antes permitia a entrada nos Estados Unidos de estagiários não remunerados. Diante disso, o Centro de Vôos Espaciais Goddard da NASA, onde o estágio seria realizado, terá que realizar uma adequação do programa de estágio às novas regras.
O caso que envolve a estudante valadarense serve de exemplo para os outros estudantes que pensam em busca roportundiades de estágio nos EUA.
O visto agora indicado para o processo de estágios via NASA é o tipo J1, designado para intercâmbio de estudantes, mas que além de ser em número limitado, define como grau de escolaridade a pós-graduação. A liberação do visto também estaria atrelada a um acordo entre a NASA e a entidade de onde o estudante se origina
Nenhum comentário:
Postar um comentário