27 de mai. de 2010

Ipatinga 50 anos - projeto grandioso pretende marcar a história do município

mn_lrKwJIpatinga_50_anos_-_Foto_Andressa_Moreira1 Estamos em meados de 2010. Parece precoce anunciar um projeto para daqui quatro anos, não é mesmo? Entretanto, pela grandiosidade do trabalho é até possível afirmar que o tempo já esteja curto. “Ipatinga 50 anos” será lançado em 29 de abril de 2014, data em que o município completa meio século de emancipação político-administrativa e pode se tornar sub-sede da Copa do Mundo. Proposto pelo cineasta Sávio Tarso e idealizado pelo cinegrafista Cleverson Oliveira, a idéia é de que sejam desenvolvidos três produtos: um documentário, um livro e um hotsite. A pré-produção já está em andamento e conta com pesquisa da historiadora Leila Cunha e do produtor Claudinei de Souza.
De acordo com Sávio Tarso, é preciso realizar uma comemoração proporcional à importância do fato. “A cidade vai completar 50 anos e ainda poderá ser sub-sede da Copa do Mundo e, posteriormente, centro olímpico. Ainda se tem muito pouca referência bibliográfica sobre Ipatinga. Este trabalho é pra ficar para a história mesmo, para futuramente servir de pesquisa para a população”, explicou.
A equipe também já está trabalhando na captação dos recursos para o desenvolvimento do trabalho. “Como é um projeto muito ousado, a pré-produção será bem demorada. Estamos trabalhando para ver a melhor forma de levantar os recursos. Vamos ter que acionar as leis de incentivo e buscar a melhor forma de conseguir esta verba”, explicou Claudinei de Souza.
O hotsite
A pretensão da equipe é de que a página virtual comece a funcionar no dia 1º de janeiro de 2011. Será um site desenvolvido de maneira colaborativa, em que pessoas podem compartilhar imagens, textos e outros materiais com os organizadores, formando uma verdadeira teia online de história. “De fato, é um trabalho para envolver toda a comunidade. Aqui tem gente de origem japonesa, árabe, nordestina. É uma mistura fascinante de culturas. Queria imprimir neste trab

Nenhum comentário:

Postar um comentário