26 de mai. de 2010

Alunos voltam às aulas

I003424 Depois de 47 dias em greve, professores da rede estadual de ensino de Minas Gerais aprovaram o fim do movimento na tarde desta terça-feira (25). 

A decisão, foi tomada com a presença de mais de oito mil professores, reunidos no pátio da Assembleia Legislativa em Belo Horizonte. Com esse posicionamento, as aulas voltam ao normal nesta quarta.

Os grevistas aceitaram, pelo menos por enquanto, a proposta do Governo de Minas de que nenhum reajuste salarial será imediatamente implantado.

Um acordo foi assinado no início da noite desta terça propondo a suspensão do corte de pagamento, suspensão da falta comum – o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) considerou que a partir do dia 12 deste mês, a falta dos professores deixou de ser justificada pelo movimento grevista.

O acordo ainda prevê a desistência da ação judicial declaratória de ilegalidade da greve, suspendendo desta forma as multas diárias aplicadas ao Sindicato Único dos Professores em Educação (Sind-UTE).
Comissão
A intenção do Governo é formar uma comissão para estudar o plano de carreira da categoria. Futuramente, pode haver alteração do piso salarial.

Esta comissão, formada por representantes do governo e do Sind-UTE, deverá apresentar em 20 dias um resultado das negociações. Os professores reivindicam um piso salarial de R$ 1.312,85.

A greve dos professores começou no dia 8 de abril e foi considerada ilegal pela Justiça de Minas Gerais. O Estado, desde a semana passada, estava autorizado a convocar profissionais para assumir, temporariamente, as vagas dos grevistas. Com a volta às aulas, o governo não fala em demissões de professores.

Reposição

No início da semana, alunos do 1º e 2º ano do ensino médio da Escola Estadual João XXIII promoveram um protesto pacífico pelo fim da greve dos professores da rede estadual.

No total foram 47 dias corridos de greve, mas, serão repostos 31 dias de aulas. Isto devido aos feriados prolongados, quando não houve aula em qualquer instituição de ensino.

Segundo o sindicato, ainda nesta quarta será apresentado o calendário de reposição das aulas. Normalmente essa reposição é feita aos sábados e durante o recesso escolar (férias de julho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário