27 de mai. de 2010

Curso profissionalizante em alta

Formação técnica ajuda a conseguir emprego mais facilmente

Os trabalhadores com curso profissionalizante têm 48% mais chance de conseguir um emprego no Brasil do que os candidatos com apenas ensino médio. A constatação foi feita nesta quarta-feira (26/5) pelo pesquisador Marcelo Neri, do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV), ao avaliar os resultados da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do IBGE entre 2002 e março de 2010.
As vantagens para o trabalhador mais qualificado não param aí. Em pleno apagão de talentos, os candidatos capacitados saem ganhando quanto à oportunidade de emprego formal e remuneração. A chance de conseguir uma vaga com carteira assinada são 38% maiores para os candidatos que concluíram algum curso técnico do que os seus concorrentes. E o salário chega a ser 13% superior.
Com tantas vantagens, a educação profissional começa a atrair mais brasileiros. Historicamente considerados de menor importância para o mercado de trabalho no Brasil, os cursos de qualificação profissional, de ensino médio técnico e graduação tecnológica nunca tiveram tantos interessados quanto neste ano. O estudo da FGV mostrou que em março de 2004 12,56% da população em idade ativa (pessoas acima de 10 anos) havia concluído algum curso profissionalizante. Em março de 2010, o percentual foi de 22%. “Infelizmente, a educação profissional sempre foi tratada, no Brasil, como algo inferior, ao contrário da realidade em outros países, como a Alemanha”, afirma Marcelo Neri. “Mas a falta de mão de obra qualificada tem imposto a necessidade de uma preparação para o mercado de trabalho mais rápida e pragmática.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário