29 de mai. de 2010

Concurso do IBGE mobiliza cidades da região no domingo

 

Neste domingo (30), serão aplicados em todo o Brasil os exames para a seleção dos recenseadores do IBGE. Os selecionados atuarão no Censo 2010, a partir de agosto, no maior trabalho da história do IBGE, devido ao volume detalhado de dados a serem coletados e processados em tempo recorde. Um sistema inovador vai colocar o Brasil como um país pioneiro na técnica de realizar um censo totalmente informatizado.

Os aprovados no processo seletivo trabalharão na coleta de dados do Censo 2010, por um período que varia de um a quatro meses, utilizando computadores de mão. O horário de trabalho será flexível, o recomendável é que o candidato disponha de 25 a 30 horas semanais para realizar as entrevistas domiciliares. A remuneração varia de R$ 800 a R$ 1.600, de acordo com a produção, com base na quantidade de domicílios recenseados. O recenseador também terá direito ao 13º salário e às férias proporcionais aos dias trabalhados e à produção.

No Vale do Aço, a média de candidatos por vaga ficou abaixo do esperado, apenas 5,5 por vaga, enquanto nos censos anteriores essa relação já chegou a 12 candidatos por vaga. As provas serão aplicadas a partir das 13h, com término às 17h. O candidato deve comparecer ao local da prova no mínimo com uma hora de antecedência.
Eleições
A dica do gerente regional do IBGE, João Braga, é que os candidatos não desistam de fazer a prova. “A concorrência não está tão acirrada e o trabalho é muito atraente, o que certamente acrescenta uma experiência marcante para a vida do selecionado”, afirma. Em Ipatinga, a data das provas para a seleção dos recenseadores coincide com o dia da eleição extemporânea para prefeito. Sem possibilidade de alterar a data ou o horário por se tratar de um concurso de âmbito nacional, Braga ressalta a importância do concurso. “Ainda há muitos candidatos com dúvidas e por isso reafirmamos que a prova será realizada neste domingo”, lembra. O gerente recomenda aos inscritos nos exames de seleção que votem pela manhã, a fim de  comparecerem pontualmente aos locais de prova sem essa preocupação.
Locais
Em Ipatinga, o concurso será aplicado na Escola Técnica Vale do Aço, no Jardim Panorama, e no antigo Colégio Assedipa, no Centro. Os candidatos de Santana do Paraíso, Bugre, Ipaba e Iapu realizarão provas em Ipatinga. Em Coronel Fabriciano, outros dois locais foram preparados para o concurso: a Escola Estadual Alberto Giovanini, no bairro Giovanini, e a Escola Estadual Padre José Maria de Man (Polivalente) no bairro Santo Elói.

Os candidatos dos municípios de Antônio Dias, Jaguaraçu, Marliéria e Timóteo fazem a prova na Escola Estadual Antônio Silva, no Centro-Norte, em Timóteo.

O candidato que tiver dúvidas sobre ao local de prova poderá consultar a lista   pelo site do Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário