28 de mai. de 2010

Grande aparato para eleição de domingo

 

A eleição extemporânea em Ipatinga neste domingo, dia 30, vai contar com um grande efetivo de policiais para garantir a realização da escolha do prefeito que irá governar Ipatinga por pouco mais de dois anos. Policiais civis, militares e até um reforço da Polícia Federal prometem coibir com rigor o desrespeito à legislação eleitoral. Já existe todo um esquema planejado para responsabilizar quem for detido infringindo a lei.

O delegado regional João Xingó de Oliveira se reuniu na manhã de quinta-feira (27) por cerca de duas horas com o tenente-coronel José Paulo Cézar, comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, um delegado da Polícia Federal, promotores e ainda os três juizes eleitorais, Evaldo Gavaza, Marli Maria Braga e Antônio Calaes. “O assunto foi a coibição de qualquer crime eleitoral”, disse Xingó.

Na reunião, ficou decidida a função de cada corporação durante a eleição no domingo. Os crimes que geram Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), ou seja, menos graves, como boca de urna, ficarão a cargo da Polícia Civil para finalizar o procedimento. Já uma atribuição mais grave, como o transporte irregular de eleitores, a Polícia Federal vai agir nesta questão.

A PM vai conduzir os detidos para o ginásio da Aciaria (hoje Centro de Treinamento do Ipatinga Futebol Clube). “Após a confecção do Boletim de Ocorrência, os militares levarão os detidos para a delegacia. O delegado-adjunto Geraldo Magela distribuirá as ocorrências para os delegados, que vão confeccionar o TCO; feito isso, os presos serão liberados”, explicou Xingó.

A Polícia Civil vai disponibilizar dez delegados, 21 escrivães e 50 agentes. Uma equipe do GRE (Grupo de Resposta Especial) de Belo Horizonte, com oito agentes e um delegado, reforçará os colegas do Vale do Aço, que ainda terão na supervisão o delegado chefe do 12º Departamento da Polícia Civil, Walter Felisberto.

Os crimes eleitorais graves serão resolvidos pela Polícia Federal, que contará com duas salas no Fórum da Comarca de Ipatinga. Após a lavratura do flagrante, os presos passarão pela 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, e assim que forem registrados no sistema, vão direto para o Ceresp.

Documento
Xingó lembrou que o chefe da Polícia Civil, Marco Antônio Monteiro de Castro, baixou uma portaria proibindo a venda e a comercialização de bebida alcoólica no município de Ipatinga das 4 horas até as 21 horas de domingo. “É a famosa lei seca. Quero pedir ao cidadão que evite problemas. Vá votar cedo e, em casa, descanse, acompanhe o resultado da eleição tranquilo”, finalizou.

Durante toda a quinta-feira, o 14º Batalhão da Polícia Militar realizou palestras para os policiais militares sobre a eleição. O tenente Luiz Antônio foi o responsável por tirar as dúvidas dos militares. “Serão mais de 400 policiais militares que vão trabalhar direto no processo (eleição), além do efetivo normal de policiamento”, disse o oficial.

O tenente apontou que PM vai coibir a boca de urna, evitando que pessoas aglomeradas possam fazer manifestação coletiva de algum candidato ou a distribuição de panfletos ou outros objetos. “Quero lembrar que é necessária a apresentação de documento com foto junto ao título para votar. A PM já está orientada e não vai fazer BO caso seja procurada por algum eleitor que se sinta injustiçado”, alertou Luiz Antônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário