23 de mai. de 2010

Aulas da rede estadual serão retomadas

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais decidiu nesta sexta-feira (21) que o Governo de Minas pode contratar professores substitutos aos que se encontram em greve liderada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE). 

Segundo a decisão, o Governo do Estado está autorizado a adotar “as providências que refutar cabíveis para restaurar a prestação do serviço público mediante a edição de novo ato administrativo no qual, segundo seu critério de discricionariedade, discrimine as condições para que as contratações temporárias possam ser efetivadas”. Ainda de acordo com a decisão, o objetivo é “propiciar o retorno dos alunos da rede pública às aulas”. A decisão vem depois da Justiça ter considerado a ilegalidade do movimento em duas decisões diferentes. Os professores estão em greve desde 8 de abril.

O governador Antonio Anastasia reiterou a sua preocupação com as crianças e jovens que se encontram impedidas de freqüentar as aulas, especialmente com aquelas que contam com a merenda escolar como parte importante de sua alimentação. Ele manifestou-se preocupado também com os pais e responsáveis que precisam trabalhar fora e estão tendo dificuldades em atender seus filhos que se encontram fora da proteção do ambiente escolar. O Governo do Estado assegura que mantém-se aberto ao diálogo com a categoria, que ficou de avaliar novas propostas colocadas para negociação somente na próxima terça-feira (25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário