20 de ago. de 2010

Torcida do Cruzeiro lidera, mas Galo reduz vantagem, diz pesquisa

 

A torcida do Cruzeiro reina em Minas Gerais, mas a massa do Atlético-MG aproximou-se muito nos últimos anos. Esse é o resultado de Minas Gerais da 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope. O Cruzeiro tinha 26% em 1998, subiu para 32,8% em 2004, mas caiu para 30,5% em 2010. O Atlético estava em 16% em 1998, passou para 16,9% em 2004 e agora chega a 23,6%. Em números absolutos, a diferença de torcida, que em 2004 era de 2,7 milhões de pessoas, caiu para 1,4 milhão.

Uma das principais causas dessa mudança é a atual fase do Galo. Em 2004, o Atlético completava cinco anos sem nem conquistar o Estadual, enquanto o Cruzeiro conquistara a Tríplice Coroa no ano anterior. Em 2010, o Galo foi campeão pela segunda vez em quatro anos e o Cruzeiro não conquistou nenhum título além dos mesmos estaduais.

É verdade que no meio do caminho, o Atlético-MG foi rebaixado para a Série B, mas ele voltou para a Série A no ano seguinte em grande estilo. A volta do presidente Alexandre Kalil deu novo ânimo ao clube.

A pesquisa registrou ainda torcedores de outros três times mineiros, todos com classificação modesta no ranking do estado. América, o terceiro clube de Belo Horizonte, tem 1,1% da torcida mineira. Foram citados ainda Ipatinga e Uberaba, cada um com 0,1%.

FORASTEIROS EM MINAS

Na disputa entre as maiores torcidas forasteiras do estado, a situação é a mesma. O Flamengo continua na primeira posição – a terceira do geral –, mas viu sua vantagem para o Corinthians cair quase pela metade. A vantagem, que era de 700 mil pessoas, caiu para cerca de 420 mil (40% a menos). No período 2004-2010, a torcida do Flamengo encolheu cerca de 100 mil e a do Corinthians cresceu cerca de 180 mil.

A manutenção das quatro primeiras posições no estado em relação à pesquisa de 2004 encerra a contestação feita por torcedores de Vasco, Botafogo, Fluminense, América-MG, São Paulo e Palmeiras. Em razão do tamanho e da diversidade do estado, as preferências futebolísticos são muito diferentes em regiões como a Zona da Mata, o Triângulo Mineiro, a Região Metropolitana e o norte do Estado. Com a transmissão do Campeonato Mineiro para áreas cada vez mais remotas do Estado, a tendência é de crescimento das torcidas dos times de Minas.

Dos torcedores mineiros, 21,9% (mais do que 1 em cada 5 pessoas) torcem por um dos grandes do Rio ou de São Paulo. É um índice maior do que os habitantes de Minas que não torcem para nenhum time: 19,4%.

A 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope de torcidas ouviu 7.109 pessoas em todo o Brasil, a partir de 10 anos de idade, em 141 municípios de todos os tipos e tamanhos. A margem de erro é de 1,2 ponto percentual, para mais ou para menos. Isso significa que resultados separados por pelo menos 2,4 pontos estão em situação de empate técnico. (Lance Press)

Nenhum comentário:

Postar um comentário