27 de ago. de 2010

Perseguição a Civic no Iguaçu


 

IPATINGA – Em uma ação que chamou a atenção de populares, viaturas da Polícia Militar perseguiram por várias ruas do Bairro Iguaçu, na manhã desta quinta-feira (26), o automóvel Honda Civic placas HGH-7491, que foi tomado de assalto no Bairro Cidade Nobre, no último dia 21. O carro acabou interceptado. Três pessoas foram presas e uma adolescente apreendida. O grupo, conforme ainda apura PM e Polícia Civil, seria de uma quadrilha responsável por assaltos e tráfico de drogas na região, dentre outros crimes. Duas outras pessoas que integrariam o bando foram presas pouco depois, também no Iguaçu. Todos foram levados para a 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil (1ª DRPC) de Ipatinga.
Conforme a Polícia Militar, a perseguição teve início no semáforo da Avenida Guido Marlière com a Avenida Brasil, quando um policial militar viu um dos ocupantes do Civic e percebeu que se tratava de uma pessoa que já havia sido presa. Na mesma hora, o PM realizou uma consulta no sistema do 14º Batalhão, verificando que o carro havia sido roubado no final de semana. Inicialmente, o Civic foi seguido por um Fiat Uno descaracterizado da PM. Já próximo ao trevo que liga os bairros Ideal, Iguaçu e Cidade Nobre, a perseguição se iniciou de fato e outras viaturas caracterizadas auxiliaram o Uno - o motorista do Civic não obedeceu às ordens de parada.
A perseguição durou quase 20 minutos. O veículo onde estavam os acusados foi cercado na Rua Prata. No percurso, uma das pessoas que estava no Civic desembarcou e tentou fugir, mas acabou capturada.
Assalto no Cidade Nobre
O Civic foi tomado de assalto na manhã do último sábado (21), na Avenida Carlos Chagas, no Bairro Cidade Nobre. O carro era dirigido por uma mulher, que foi rendida e abandonada no Bairro Horto. O capitão da PM Sérgio Renato trabalhou na prisão dos acusados na manhã desta quinta. Segundo ele, há uma série de suspeitas sobre as pessoas detidas. “Desconfiamos serem indivíduos que estariam por trás de vários dos assaltos ocorridos nos últimos dias na região. Por enquanto são suspeitos, mas vamos verificar. Iremos procurar vítimas para tentar um reconhecimento.”, comentou o oficial.
Estavam no Honda Civic Heleno Vieira Braga, 19, Luiz Paulo Gonçalves, 23, e a menor de 16 anos. Roniel Galdino Ferreira, 28, foi preso acusado de ser a pessoa que teria desembarcado do automóvel na perseguição. Ainda foi detido na Rua Zafira, no Bairro Iguaçu, Madson Bruno Zeferino de Barros, 25, que confessou ter sido o homem que tomou o Civic de assalto no Bairro Cidade Nobre. Juntamente com Madson, foi preso M.G.S., 23, que é investigado por integrar a quadrilha e estaria envolvido com o tráfico de drogas. “Essas pessoas estavam rodando tranquilamente com o carro que foi tomado de assalto há dias atrás. É uma modalidade utilizada por eles: tomar veículos de assalto para cometer vários outros delitos. Inclusive, nós vamos ver se esse Civic foi utilizado em alguma prática de delito esses dias em outras regiões. Em relação à adolescente apreendida, temos informação de que ela estaria envolvida nos assaltos às joalherias que ocorreram nas últimas semanas. Temos essas informações e vamos montar o quebra-cabeça. Mas a verdade é que estamos colocando uma quadrilha atrás das grades”, comemorou o capitão Sérgio Renato.
Defesas
Heleno é amásio da adolescente de 16 anos, que está grávida. Ele negou qualquer participação em crimes. “Eu estava em casa com a minha esposa quando chegaram e me chamaram para ir para uma lagoa. De repente, o Luiz Paulo acelerou o carro. Eu falei: ‘Qual é rapaz, acelera o carro não, para o carro no posto aí sô’. Aí ele disse: ‘Não. Tem um carro seguindo a gente aqui’. Aí eu disse: ‘Rapaz, minha esposa está grávida. Se você bater, vai matar todo mundo’. Aí ele parou aqui. Eu que forcei ele parar”, disse.
Luiz Paulo conduzia o Civic e também tentou se defender. “O cara me emprestou o carro para eu sair com uma mulher, ‘ta’ ligado? Mas ele não me falou as procedências do carro não”, disse.
Os acusados prestaram esclarecimentos na 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil (1ª DRPC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário