10 de ago. de 2010

O comentário de Fernando Rocha

 

fernando Faltou pouco

Faltou criatividade ao Cruzeiro para vencer o bem armado time do Grêmio Prudente no Ipatingão, deficiência reconhecida pelo técnico Cuca após partida. Fizeram muita falta Gilberto, Roger, mas sobretudo Tiago Ribeiro, que se movimenta muito pelas beiradas do campo abrindo espaços para os jogadores que chegam de trás, como Henrique, Fabrício e seu companheiro no ataque, o artilheiro Welinghton Paulista.

E, por conta disso, o empate de 0 a 0 acabou sendo justo, principalmente para o Prudente, que soube se defender e no 2º tempo ainda criou algumas chances de perigo contra a meta do goleiro Fábio.

Mais importante ainda é que o Cruzeiro aprovou todas as instalações do Ipatingão, principalmente o gramado, motivo principal de sua saída da precária “Arena do Jacaré”, situada na bela Sete Lagoas.

O torcedor compareceu em bom número, - 10.109 pagantes , 11.059 presentes, ocupando quase 100% da capacidade liberada pelos Bombeiros, de 11.200 pessoas -, deu a sua contribuição e incentivo à equipe, exceto dois elementos indesejáveis, um menor de idade que portava algumas bombas e outro marmanjo, que atirou um tênis no gramado, ambos imediatamente presos, autuados em flagrante pelas autoridades policiais, não havendo risco de punições severas ao Cruzeiro ou o Ipatingão.

· No caso do rapaz que atirou o tenis no gramado, um detalhe interessante: torcedores da Máfia Azul, que vieram de BH em um ônibus especial, posicionados atrás do gol que dá para a BR-381 onde aconteceu o fato, agiram imediatamente e detiveram o rapaz até a chegada da polícia. É claro que gestos assim ainda são raros no futebol brasileiro, mas já sinaliza uma nova realidade, após o endurecimento da lei que pune as infrações de torcedores nos estádios.

· Há uma conscientização de todos sobre a necessidade de mudar o quadro atual, dar um basta à violência, até porque no caso aqui de Ipatinga não ficou a sensação de impunidade, pois os infratores foram exemplarmente punidos de acordo com a lei. Do lado de fora do estádio, a nossa Polícia Militar fez um excelente trabalho, mas precisa melhorar no combate aos flanelinhas. Contrariando também aqueles que insistem em manter reduzida a capacidade de público no Ipatingão, contados dez minutos após o término da partida, já não se via mais ninguém no interior do estádio e transito no seu entorno fluiu normalmente na volta para casa.

· Amanhã é a vez do Galo e desde já o torcedor alvi-negro, não só de Ipatinga mas de toda a região, está convocado para tirar o clube desta situação, como fez em 2004, quando estava ameaçado de rebaixamento e após perder alguns mandos de campo, por conta de incidentes no Estádio Independência (uma torcedora deu com o cabo de sua sombrinha nas costas do árbitro), veio para o Ipatingão enfrentar o Flamengo, onde aplicou uma goleada histórica de 6 a 2 no rival rubro-negro e ganhou moral para escapar da degola.

· Os dois times eram muito ruins, mas o Galo era a baba do quiabo, com Rodrigo Fabri, Mexirica, Alex Mineiro, Danrlei e outros. Hoje a situação é um pouco diferente, pois o Galo tem o melhor elenco do Brasil, o melhor treinador, então porque não acreditar e dar uma força para que comece logo a vencer.

· Por falar em apoio, hoje o Tigre precisa do incentivo de todos os ipatinguenses para derrotar o América de Natal no Ipatingão. Os dois fazem péssimas campanhas e ocupam a zona de rebaixamento, portanto, uma vitória será fundamental para devolver a confiança e recolocar o Ipatinga no caminho certo. (Fecha o pano!)

E-mail: bolaarea@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário