9 de ago. de 2010

Procuram-se trabalhadores

 

A área da construção civil é o setor que tem maior número de vagas para contratações no Sistema Nacional de Empregos (Sine) no bairro Areal, anexo ao Sindipa. São mais de 70 oportunidades na construção civil. Em segundo lugar aparecem as vagas para corte e costura industrial, com 30 vagas. Em terceiro lugar está o setor de vendas, com 29 vagas. Os dados foram atualizados na sexta-feira (6) com 156 novas vagas de emprego, a maioria em Ipatinga. Mas ainda há destaque para contratações no setor industrial, como torneiro mecânico, encanador industrial, operadores, traçadores e mecânico montador.

Diariamente o Sine atende em média 250 pessoas em busca de vagas de emprego. Desse total, pelo menos 60 são encaminhadas para a contratação. De janeiro a julho do ano passado, o Sine fez 4.595 encaminhamentos para as empresas cadastradas. No acumulado deste ano já foram feitos 4.226 encaminhamentos para seleção. O aumento é de 8,7%, se comparados os dois períodos. Somente em 2010, foram abertas 2.159 vagas de emprego. Desse total, 1.210 pessoas tiveram a carteira assinada. A cada vaga o Sine encaminha pelo menos cinco candidatos para seleção.

As novidades nas vagas para este ano foram nos setores de corte costura industrial e na área civil, que ganharam aumento significativo segundo a gerente do Sine, Roberta Soares Lares. “Em 2008, tínhamos ainda muitas vagas para estes dois setores. Já em 2009, houve uma retraída principalmente no setor de corte e costura industrial. O que a gente percebeu por meio das empresas é que os efeitos da crise econômica atingiram estes dois setores. Já neste ano voltou a ter um aumento, reforçado pela vinda de novas empresas para a região”, avalia.
Dificuldades
As vagas para corte e costura foram abertas em junho deste ano com 40 oportunidades. Entretanto, até hoje somente dez contratações foram feitas para o setor. Também na área da mecânica de automóveis existem vagas abertas desde junho. Algumas vagas podem ficar em aberto por muito tempo. Isso porque, segundo Roberta Lares, as empresas exigem comprovação de experiência na carteira, o que pode dificultar a contratação.

O mesmo ocorre nas vagas do setor industrial, quando a empresa exige no mínimo seis meses de experiência comprovada. “Corte e costura até que não exige experiência na carteira porque o candidato é submetido a teste, mas no setor industrial não adianta só enviar currículo ou carta de recomendação, porque são áreas consideradas de risco para o trabalhador”, disse.
Contratações
Na próxima quarta-feira (11), uma empresa no setor industrial de São Paulo vem ao Sine de Ipatinga para realizar contratações. A empresa vai selecionar profissionais com experiência em operações, eletricista, mecânico montador, montador de andaimes e soldador tig. “No banco de talentos do Sine de Ipatinga, temos grande demanda destes profissionais”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário