16 de ago. de 2010

Emprego – Trabalhadores sem diploma poderão tirar certificado profissional

 

Trabalhadores sem diploma de educação formal, mas que queiram obter certificados que atestem os conhecimentos profissionais adquiridos ao longo da vida, podem, a partir desta segunda-feira, inscrever-se no Programa Certific, que irá emitir comprovantes profissionais gratuitamente.

O programa está sendo realizado pelos ministérios da Educação (MEC) e do Trabalho e Emprego (MTE). Segundo o MEC, o objetivo é atender trabalhadores que há muito tempo desempenham a mesma função, mas não têm a formação comprovada por um diploma.

Os interessados devem procurar um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet), que será responsável por expedir esses certificados. A data limite para inscrição é 10 de setembro e a emissão dos certificados é gratuita.

Nesta etapa, serão reconhecidos profissionais das áreas de música, pesca e aquicultura, turismo e hospitalidade, construção civil e eletroeletrônica. Mais informações podem ser obtidas no site do MEC (www.mec.gov.br).

Emissão de Carteiras
Mais de 2,8 milhões de carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), foram emitidas no Brasil no primeiro semestre de 2010, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O número é 3,6% maior do que o registrado no mesmo período de 2009, com 2,7 milhões emissões.

O estado que liderou o número de documentos emitidos foi São Paulo, com 687.490 novas carteiras. O segundo foi Minas Gerais com 254.380 registros e em terceiro lugar o Rio de Janeiro com 232.966 carteiras novas. O estado que teve menor número de emissões foi Roraima com 7.895.

Dessas carteiras, 1 milhão já são informatizadas conforme o modelo lançado em 2008, que aumenta a segurança contra fraudes. Oito estados já tem 100% de emissão de carteiras informatizadas. embora as versões manuais das carteiras continuem valendo em todo o País.

A carteira de trabalho é obrigatória para pessoas que prestem serviço a outros e garante direitos do trabalhador como seguro desemprego e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. (Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário