20 de ago. de 2010

A simplicidade e o bom humor de Sô Zé

 

O jeito roceiro e bem humorado do personagem Sô Zé promete contagiar o público do teatro do Centro Cultural Usiminas, no Shopping do Vale do Aço, na noite desta sexta-feira (20) e no sábado (21), a partir das 20h.

Interpretado pelo humorista André Luiz Ferreira, o caipira volta ao palco para divertir a plateia com o espetáculo “Misto Quente”, resultado da mistura das aplaudidas peças “A Vorta” e “Uma geral pelo Brasil”.

Em cena, Sô Zé e o amigo Cisto, interpretado pelo cantor, compositor a ator Wagner Luiz Ferreira (irmão do humorista na vida real), contam como foi o retorno ao Brasil, os problemas com a sogra, com os filhos, com o casamento, as puladas de cerca e satirizam alguns estados brasileiros e os problemas políticos do Brasil.

Com seu jeito maroto, o personagem brinca também com a onda de “mulheres frutas” que apareceram na mídia, como a mulher Melancia. Algumas novas modalidades de mulher também são apresentadas ao público, como a “mulher macarrão” e a “mulher jabulani”.

Não faltam piadas ainda sobre os tipos de homens e outros elementos do dia a dia, como a lei Maria da Penha e o machismo na sociedade.

Apresentado primeiramente em caráter experimental, no mês de abril, o espetáculo retorna com o que tem de melhor, conforme André Luiz. “A gente mantém a linha, mas aperfeiçoa algumas partes e sempre traz novidades. As primeiras apresentações são, normalmente, para medir a aprovação”, afirma, acrescentando que cada show possui enredo e cenário próprios.

Produção
Sempre aclamado pelo público mineiro e no exterior, o personagem Sô Zé se distingue pela espontaneidade, criatividade e leveza com que trata os assuntos do cotidiano. Até mesmo os temas mais picantes ganham sutileza nas conversas do personagem caipira.

O ator André Luiz conta que o repertório de causos e piadas é sempre renovado com a observação do dia a dia.
“O produtor da peça, Marcos Luciley Ferreira, fica sempre antenado nas beiradas de campo de futebol e nas portas de boteco para colher ideias”, revela o humorista.

André Luiz também não perde oportunidades de rechear o repertório e admite que constantemente aproveita situações inusitadas. “Costumo ir até a velórios, na roça, para observar situações”, conta. O criador de Sô Zé ressalta ainda a importância da internet em suas criações. “Temos que ficar ligados em tudo. E a internet é uma ferramenta indispensável hoje em dia”, comenta.

Sucesso
Em sua última passagem pelo Vale do Aço, na 7ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Ipatinga, “Sô Zé” foi sucesso de público. Com a peça “A Vorta”, o humorista arrastou centenas de pessoas para o teatro, com abertura de duas sessões extras. “Uma geral pelo Brasil”, por sua vez, já foi assistida por mais de três mil pessoas.

Nascido em Conselheiro Pena, mas ipatinguense de coração desde os 13 anos, o humorista passou alguns anos dos Estados Unidos, onde ganhou quatro Press Award, considerado o Oscar brasileiro, e um Brazilian Award, entre outros prêmios. Já contracenou com grandes nomes do humor brasileiro, como Nelson Freitas, Marcelo Faustini e Luís Salem.

Os interessados em assistir ao espetáculo “Misto Quente” devem se apressar, pois restam poucos ingressos. O valor da entrada é R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia). A classificação é 13 anos.

Personagem lançará
DVD em novembro

A partir de novembro, os fãs de Sô Zé poderão assistir ao humorista também na telinha. Um DVD voltado para o público adulto, intitulado “As proibidas de Sô Zé”, está em fase de preparação. O trabalho tem duração de aproximadamente 2 horas e conta com um espetáculo gravado nos Estados Unidos, em 2007. Inédito no Brasil, o espetáculo se passa em um bordel e trata das “puladas de cerca”.

Conforme adiantou André Luiz, o DVD deverá contar com a participação dos músicos Fernando Mendes e Zé Wilson, autores dos sucessos “Você não me ensinou a te esquecer” e “A desconhecida”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário