16 de ago. de 2010

Projeto para duplicação da BR-381 pode ser suspenso

 

A elaboração dos projetos executivos para a duplicação da Rodovia da Morte (BR-381 entre BH e Governador Valadares) pode ser suspensa por falta de pagamento por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), adiando o início das tão sonhadas obras. Denúncia de empresas contratadas pelo órgão dão conta de que o governo federal teria empenhado somente metade da verba necessária para custear os projetos de engenharia. Sem o montante restante os estudos podem ser paralisados. Mas de acordo com o Dnit, nenhum pagamento está atrasado e, inclusive, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu os R$ 2,5 bilhões para a execução.

Segundo o denunciante, que pede sigilo por ser um dos contratados, o Dnit teria quitado um quarto do valor total do contrato, mas, ao ser solicitado reforço de recursos, as empresas teriam sido informadas de que “só foram empenhados 50% dos valores iniciais de cada contrato. Por causa do reajustamento, as empresas não têm como faturar metade do trabalho realizado”, diz e-mail enviado ao site do Movimento SOS Rodovias Federais. Ou seja, o governo federal nem sequer teria repassado valor suficiente para quitar os custos da metade inicial do projeto, uma vez que, com a correção monetária, estariam faltando cerca de 5% do total de cada lote. O denunciante, inclusive, teria procurado o atual ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, em Brasília, para alertá-lo sobre o problema.

O projeto de engenharia é dividido em duas etapas: estudos e projeto. Na primeira, as empresas fazem análise topográfica, ambiental, sondagens e estudo de tráfego e, em seguida, parte-se para projetos de pavimentação, drenagem e pontes e viadutos, entre outros. Além da reclamação da empresa por causa da falta de verba, dois lotes continuam desertos, depois de mais de seis meses do início dos projetos dos outros oito lotes da obra. Nenhuma empresa se interessou em elaborar os estudos.

A elaboração de oito dos 10 lotes custará R$ 23,6 milhões. A previsão do Dnit é que os projetos sejam concluídos entre outubro e novembro e que seja publicado edital para duplicação no primeiro semestre do ano que vem. A expectativa inicial é de que toda a obra estivesse concluída em quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário