30 de jun. de 2010

Usiminas vende 30% de mineradora para Sumitomo

 

A Usiminas, uma das maiores produtoras de aço do País, anunciou acordo com o conglomerado japonês Sumitomo para venda de 30% dos seus ativos de mineração por US$ 1,92 bilhão.  A venda de uma fatia acionária da empresa que está sendo criada antecede o plano inicial de lançamento de ações (IPO, na sigla em inglês) da Usiminas Mineração, já previsto pela companhia.

A siderúrgica explicou, em comunicado enviado nesta quarta-feira aos investidores, que reorganizará seus ativos de mineração. A empresa irá transferir sua participação de 20% na MRS Logística, dona de concessão ferroviária, para a Usiminas Participações e Logística (UPL). A operação depende de aval da agência reguladora.

Em seguida, reunirá na Usiminas Mineração os 49,9% desta empresa UPL junto com outros dois ativos: as minas e os terminais de embarque de minério de ferro da região de Serra Azul, em Minas Gerais e o terreno localizado em Itaguaí, no Rio de Janeiro, onde espera construir um porto para exportação do produto.

A operação de compra pela Sumitomo se dará depois da constituição e reorganização da Usiminas Mineração. O acordo definitivo deve ser assinado em agosto, disse a Usiminas em comunicado. A empresa não revelou neste comunicado quando pretende fazer o IPO da empresa de mineração.(Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário