29 de jun. de 2010

Arte divertida para crianças

 

I004146 Papel higiênico, jornais, garrafas peti, farinha de trigo, cola e tinta. Essa é a principal matéria-prima usada pela artista plástica Rosalva Oliveira, para esculpir bichos e reproduzir rostos.

Uma mostra da arte desta dona de casa autodidata pode ser conferida na Estação Memória “Zeza Souto”, até o próximo dia 16. As 36 peças de diversos tamanhos retratam bruxos, índios, negros e animais da fauna brasileira.

O trabalho desenvolvido há apenas três anos é voltado para o público infantil. Rosalva conta que decidiu seguir esse caminho quando testou pela primeira vez seu talento.

“Minha primeira peça foi um animal. Gostei e decidi que faria arte para crianças, mas também faço reprodução de rosto de pessoas usando uma foto como referência”, contou Rosalva Oliveira.

A artista contou que os jornais e outros materiais ela ganha. Tinta, papel higiênico e cola ficam por conta de Rosalva. De acordo com ela, o processo de preparação das peças é demorado. Geralmente elas demoram um mês para ficar prontas.

“A obra demora ficar pronta porque preciso de sol para secar o papelão e jornal que são moldados com cola e farinha de trigo. Os materiais utilizados variam com o tipo de desenho”, detalhou a artista plástica.

Essa é a quarta vez que Rosalva Oliveira expõe na Estação Memória. Ela garante que faz as esculturas por prazer e não pelo dinheiro.

“Arte não dá dinheiro. Me sinto bem mostrando com minha arte que podemos fazer muita coisa com material reciclável”, declarou a artista.

Os preços das peças variam de R$ 20 a R$ 500. Rosalva tem três filhas e cinco netos, que se divertem muito com o trabalho da artista. “Um dos meus netos já me pede para ensinar a fazer os animais. Fico feliz com isso”, finalizou Rosalva Oliveira.

Serviço
Exposição “escultura de animais”
Local: Estação Memória (rua Belo Horizonte, nº 272, Centro)
Data até 16 de julho
Horário: segunda a sexta-feira (7h às 19h); sábado e domingo (7h às 15h)

Nenhum comentário:

Postar um comentário