21 de jun. de 2010

Um esportivo coreano que se confunde com Ferrari

 

12769549860796470642 A primeira apresentação do Spirra ocorreu em 2001. Na época, o esportivo, que era fruto de um projeto da Proto Motors, tinha o nome de PS-II. O modelo foi apresentado novamente em 2005 e, em 2007, a empresa Proto Motors foi adquirida pela Oullim Motors, que resolveu incrementar e desenvolver o conceito a uma versão final de produção. Esta semana, o fabricante coreano anunciou que vai produzir artesanalmente 100 unidades do Spirra, que chegam ao mercado interno até o fim do ano, pelo preço de US$ 100 mil (cerca de R$ 180 mil). A intenção é fabricar 300 no ano que vem.
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Quem olha o esportivo coreano pela primeira vez pode jurar que suas linhas foram criadas por um estúdio italiano. Mas o design é mesmo coreano, de Seoul. Com o objetivo de reduzir o peso total, que ficou em apenas 1.077 quilos, e aumentar a resistência, o Spirra tem chassi feito em fibra de carbono, com uma moldura interna tubular e mede 4,35m de comprimento, 1.92m de largura, 1,21m de altura e 2,65m de entre-eixos. A suspensão é independente, com braços duplos na dianteira e traseira. As rodas de liga leve de cinco raios são de 18 polegadas e calçadas com pneus 235/40 ZR18 na frente e 275/40 ZR18 atrás. Os freios também são dignos de um superesportivo, com seis pistãos no disco dianteiro e quatro no traseiro.

CINZA E PRETO

Como a maioria dos esportivos, o Spirra tem duas portas e leva apenas duas pessoas. O acabamento interno tem a predominância das cores cinza e preto, separadas por um filete vermelho, que também está presente no centro do volante e na decoração do tapete. Os bancos esportivos têm forma de concha e os ocupantes são protegidos por cintos de quatro pontos. No console central, o esportivo tem um sofisticado sistema de computador de bordo, com tela sensível ao toque, desenvolvido pela empresa coreana IT Eletronics, que também pertence ao Grupo Oullim.
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Sob o capô dianteiro, o esportivo também tem coração coreano. O motor é o Hyundai V6 2.7, que poderá ter quatro configurações, desenvolvendo potências de 173cv; 325cv; 414cv (com turbocompressor); ou 493 (bi-turbo). A transmissão de seis velocidades poderá ser manual ou automática sequencial e a tração, como nos bons esportivos, é traseira. A versão mais potente, com câmbio manual, acelera até 100km/h em cerca de 3.5 segundos e chega à velocidade máxima de 310km/h. Mas a Oullim quer desenvolver opções bem mais apimentadas, com motores que chegam aos 600cv de potência, que devem chegar ao mercado em 2012.

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