18 de jun. de 2010

Simões confirma convênio para manutenção de hospital

 

I003921 Em coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (17) o prefeito de Coronel Fabriciano, Chico Simões (PT), confirmou que na próxima semana será assinado um convênio para garantir que o Hospital Siderúrgica volte a funcionar pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O convênio garante ao município a autonomia para a contratação de serviços de urgência e emergência nos próximos seis meses. Fechado há mais de 60 dias para o atendimento público, o Hospital Siderúrgica se arrasta por uma crise financeira que ameaça o hospital de fechar as portas.

A unidade chegou a perder 90% dos médicos, impossibilitando o atendimento do Pronto-Socorro e sobrecarregando os hospitais das cidades vizinhas que atendem pelo Sistema Único de Saúde. A nova UTI com 12 leitos não chegou a ser inaugurada, devido à falta de recursos para a sua manutenção.

A negociação, segundo o prefeito, durou mais de 60 dias e a proposta feita pela administração do hospital era a que o Estado repasse R$ 600 mil mensais até dezembro de 2010, valor suficiente para a retomada do atendimento. O município manteria o repasse mensal de R$ 130 mil para a instituição e ainda entraria na administração.

Chico Simões afirmou que o valor é suficiente para garantir o funcionamento da nova UTI. “O dinheiro será encaminhado via município através de um crédito adicional especial que será encaminhado para assinatura na Câmara”, citou. O processo jurídico para recebimento dos recursos deve ficar pronto antes do período eleitoral que tem início no mês de julho. Segundo o prefeito, será criado um conselho fiscalizador com a participação de representantes da associação mantenedora do hospital, do poder público municipal, estadual e do Conselho Municipal de Saúde.

fonte: Diário do Aço

Nenhum comentário:

Postar um comentário