10 de jun. de 2010

Benefícios do leite de soja

 

Tenho 47 anos e consumo leite de soja há alguns anos, porque sou incompatível, digamos assim, com o leite de vaca. Gostaria de saber se este tipo de leite tem as mesmas propriedades que o leite de vaca comum e se, ao beber leite de soja, também estarei prevenida contra a osteoporose.

Vida Natural leite de soja

O leite de soja enriquecido em cálcio (e de preferência, em vitaminas D e B12) é uma alternativa equivalente ao leite de vaca.

Comparativamente ao leite meio gordo, o leite de soja tem mais gordura, ainda que não influencie negativamente o colesterol sanguíneo, e tem, em princípio, menos açúcar (não contém lactose, mas pode incluir frutose ou glicose).

Se a intenção é substituir os lacticínios, o leite de soja deve fornecer cerca de 45 kcal, 3,5 g de proteínas, 3 g de glícidos, 120mg de cálcio e 0.05 μg de vitamina D.

Vários estudos demonstraram que as mulheres asiáticas (com uma dieta rica em soja) apresentam menor frequência e intensidade de afrontamentos, incidência de osteoporose e doenças cardiovasculares na menopausa.

A soja fornece proteínas de elevada qualidade, é rica em vitaminas do complexo B, minerais como o potássio e o zinco, pobre em gordura saturada e não contém colesterol, pois é de origem vegetal.

Parte dos benefícios da soja devem-se ao facto de ser a fonte alimentar mais rica em isoflavonas (compostos fitoestrogénios idênticos aos estrogénios, ainda que menos potentes) que parecem contribuir para a manutenção da densidade óssea na menopausa.

Actualmente considera-se seguro a ingestão diária de 60 mg de isoflavonas (duas a três chávenas de leite de soja), já que doses muito elevadas (pela toma de suplementos) pode ter um efeito negativo na função tiroideia e em alguns tipos de cancro.

Investigadores em Espanha comprovaram que a genisteína, o fitoestrógenio mais abundante da soja, aumenta a expressão de genes antioxidantes que favorecem a longevidade.

Além disso, a proteína de soja é a única proteína vegetal considerada pela Organização Mundial de Saúde como de alto valor biológico, ou seja, idêntica à dos ovos, leite ou carne.

Resumindo, incluir duas a três doses de alimentos à base de soja na alimentação, em substituição das proteínas animais pode ser benéfico particularmente para os adultos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário