30 de jun. de 2010

Ipatinga: 4.072 acidentes em um ano

 

mn_SVT9gacidente_1 Em função do elevado índices de acidentes de trânsito no município, muitos deles, inclusive, resultando em vítimas fatais, através da iniciativa do vereador César Custódio (PPS) será realizada uma audiência pública, às 19h desta quarta-feira (30), no plenário da Câmara. Serão discutidas as questões relativas ao trânsito, no intuito de se construir alternativas para uma maior humanização no setor. Foram convidados para participar do debate representantes da prefeitura, do 14º Batalhão de Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Estadual e empresários. O evento é aberto ao público.
De acordo com o vereador que propôs a audiência pública, uma análise das estatísticas referentes ao trânsito no município foi fundamental para que sugerisse o debate. De acordo com ele, só no ano passado foram 4.072 acidentes no perímetro urbano ipatinguense, sendo 41 fatais, 1.984 com vítimas e 2.677 sem vítimas. Este ano, até o mês de maio, já haviam sido registrados mais de 400 acidentes nas ruas da cidade, sem levar em consideração os trechos urbanos das rodovias que cortam a cidade (BR-381 e BR-458). E nestes houve o registro de mais de dez vítimas fatais.
César Custódio considera que são necessárias medidas urgentes para a prevenção de acidentes, uma vez que, de acordo com ele, o trânsito figura entre as principais prioridades entre os ipatinguenses, ficando atrás somente da Saúde e Educação. “A intenção da audiência pública é justamente discutir com os diversos setores da sociedade soluções para esse problema, e que elas possam ser implantadas o mais rápido possível”, comentou.


Avanços de sinal


O vereador acredita que são necessárias medidas imediatas, como a implantação de redutores de velocidade e religamento dos avanços de sinal e das barreiras eletrônicas. Ele frisa, no entanto, que é contra a fiscalização eletrônica por meio dos “pardais”. E defende ainda o desenvolvimento de trabalhos de conscientização para os motoristas, motociclistas e pedestres.

Pontos críticos

Os dados levantados por César mostraram que os locais com maior índice de acidentes na cidade são: Jardim Panorama, Veneza, BR-381 e BR-458. Entre as vítimas de atropelamento, a maioria são idosos, enquanto que nos casos envolvendo motociclistas, os jovens lideram as estatísticas. As principais causas de acidentes são a falta de atenção por parte dos condutores dos veículos e o desrespeito à sinalização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário