1 de jun. de 2010

O comentário de Fernando Rocha – opinião com credibilidade

 

fernando Vários micos

Por mais que a Globo force a barra, injetando uma overdose do assunto Copa do Mundo na sua programação, enquanto o Campeonato Brasileiro não parar, pouca gente vai se interessar pela Seleção Brasileira e a maior competição do planeta ficará em segundo plano.

Aqui, nestes grotões, além da eleição extemporânea, a vitória do Robson, a má fase do Tigre, só se fala nas derrotas do Cruzeiro e Galo na última rodada do Brasileirão/Série A.

O time de Vanderlei Luxemburgo saiu de campo vaiado pela torcida e com toda razão, pois não jogou absolutamente nada. Até mesmo ao final da primeira etapa, quando vencia por 1 a 0, era dominado pelo Fluminense, que controlou o jogo inteiramente no 2º tempo e chegou à virada de 3 a 1 com uma facilidade inimaginável.

O Cruzeiro mostrou mais uma vez sua face de time previsível, com alguns jogadores me parecendo enfastiados e se perguntando a todo instante, “o que é que eu estou fazendo aqui”. Só a diretoria celeste, que não vê ou finge não enxergar, mas o prazo de validade do gladiador Kléber no clube já expirou e não adianta insistir com quem não quer mais saber de nada.

Em relação à demissão ontem de Eduardo Maluf, que surpreendeu a todos, quem sai perdendo é o Cruzeiro, pois se trata de um grande profissional, com uma folha de serviços prestada, que o credencia a ficar pouco tempo desempregado, já que muitos outros grandes clubes do futebol brasileiro desejam há muito tempo tirá-lo do clube celeste. E, não será nenhuma surpresa se ele aparecer no Galo, pois é muito amigo de Vanderlei Luxemburgo, que admira seu trabalho.

· Quanto ao time do Atlético, não concordo simplesmente com a desculpa, de que o time está sendo remontado em meio à disputa, como a principal causa das últimas má apresentações. O Fluminense também foi desmontado após a saída de Cuca, no entanto Muricy Ramalho já conseguiu dar pelo menos um padrão tático com menos de um mês à frente da equipe.

· E o Tigre? Como pode um time se transformar assim para pior de uma hora prá outra? A goleada sofrida para o América , 4 a 0, foi de doer. Há várias explicações para isso estar acontecendo, uma delas foi o erro de planejamento da comissão técnica demitida, para atravessar esta fase de adaptação à Série B do Brasileiro, após deixar a disputa regional.

· Na reta final do Mineiro, o Ipatinga já sentiu o problema de ter um elenco reduzido e heterogênio, chegando a jogar desfalcado até de sete titulares importantes. Alguns, como o zagueiro e capitão Thiago Mathias, os atacantes Jajá e Hamilton, ainda não se recuperaram e fazem muita falta. Hoje, os jogadores terão outra boa oportunidade de se reabilitar contra Guratinguetá no Ipatingão, um time que vem fazendo ótima campanha. Para isso acontecer, terão que recuperar o tal “espírito de competição”, que está em falta desde a final do Mineiro. Seja quem for, o substituto de Gilson Kleina, terá de ser também psicólogo, para buscar no primeiro momento unir o grupo de jogadores em torno de um só objetivo, que é o de dar a volta por cima e sair da atual situação.

· “Quando o comandante demonstrar fraqueza, não tiver autoridade, suas ordens não forem claras e seus oficiais e tropes forem indisciplinados, o resultado será o caos e a desorganização absoluta” . Sun Tzu, no livro “A Arte da guerra”, escrito no século IV a.C.

E-mail: bolaarea@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário