14 de jul. de 2010

Semáforos do Caladinho em dez dias

 

Cinco semáforos foram instalados no bairro Caladinho de Cima. Os equipamentos foram colocados no cruzamento entre a avenida Tancredo de Almeida Neves e as ruas Caramuru, Tupi e Tapajós. Além dos semáforos, serão colocadas placas de sinalização, indicativas e de advertência. A previsão é que os sinais comecem a funcionar em dez dias. O custo total dessas intervenções feitas pela administração municipal é da ordem de R$ 130 mil.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Galba Gomes, um estudo foi feito sobre a necessidade de se instalar os conjuntos semafóricos no local. A conclusão da análise é que o trecho apresenta alto índice de acidentes, devido ao intenso trânsito de veículos, pedestres e ciclistas. Próximo de onde ocorrem as intervenções funciona uma escola estadual. Em horários de pico, a situação fica complicada. “Antes de fazer o projeto, fizemos estudos dos impactos que o trânsito causaria no dia a dia. Então, houve essa necessidade devido aos frequentes acidentes”, disse Galba.

O pedreiro Marcílio Martins Nazaré, 38, mora na rua Tupi e conta que por várias vezes presenciou acidentes. “Agora não vai morrer mais gente. É acidente quase todo dia aqui. Muito perigoso mesmo”, considera.

A dona de casa Graciele Loures dos Santos, 21, informou que em horário de pico a situação fica perigosa. Segundo relata, ela já ficou mais de vinte minutos à espera de uma oportunidade para atravessar a avenida Tancredo Neves. “Tem dia que é impossível fazer qualquer tentativa de travessia e nenhum carro deixa a gente passar. O jeito é ficar esperando”, disse.

O motorista José Veredito de Godoy, 65, que faz o percurso todos os dias entre Fabriciano e Ipatinga, espera que a sinalização proporcione mais respeito no trânsito. “Agora todos terão que parar. Não tem jeito”, pondera.
Ainda segundo o secretário de Obras, outros dois semáforos serão colocados na avenida, nas proximidades da Univale.
Avanço de sinal
No local onde ocorre a instalação de semáforos existe um equipamento de avanço de sinal, instalado por uma empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), antes de a avenida ser municipalizada, em janeiro deste ano.
De acordo com o secretário de Obras, Galba Gomes, um ofício já foi encaminhado à empresa solicitando a retirada do equipamento. Caso o pedido não seja atendido em 15 dias, o secretário garantiu que a prefeitura vai fazer esse procedimento.
Radares
Os dois radares que já foram instalados ao longo da avenida Tancredo Neves começarão a funcionar no dia 1º de agosto. Ainda estão previstos para o trecho outros seis pardais: três no sentido Fabriciano - Ipatinga e três no sentido contrário.
No entanto, a instalação dos seis controladores de velocidade depende da intervenção do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

fonte: Diário do Aço

Nenhum comentário:

Postar um comentário