13 de jul. de 2010

O comentárido de Fernando Rocha

 

fernando Melhor assim

O jogo não foi aquilo que se esperava de uma final, ainda mais em se tratando de uma Copa do Mundo, principalmente por conta da violência empregada pelas duas seleções, sobretudo a Holanda (13 cartões amarelos, sendo oito e mais um vermelho para os holandeses), mas quando se trata de decisões no futebol, seja aqui ou em qualquer lugar do mundo, o panorama se modifica e o pau come solto, pois os treinadores, sem exceção m abrem mão da ousadia, jogo franco, da beleza do espetáculo, para tentar ganhar de qualquer maneira.

No fim, fez-se justiça à Espanha, que se não foi brilhante, acabou dominando o jogo, sendo realmente superior à Holanda. Até porque, com um time bastante inferior à outros de épocas passadas, como o “carrossel” de 74 comandada por Cruyff ou aqueles timaços de Gullit, Rikjaard, Vam , Seedorf, Bergkamp e Kluivert de 94-98, impossível imaginar a Holanda de agora obtendo este feito inédito.

A campeã, Espanha, entra para o seleto clube que já possúia sete sócios – Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, França e Inglaterra -, sem o brilhantismo e o futebol vistoso dos grandes campeões, mas não há como negar que possui bons e até ótimos jogadores, tais como Xavi, Iniesta e David Villa, além do goleiro Casillas.

A Alemanha, que indiscutívelmente possui o melhor time da Copa, voltou a ser o que era nos 3 a 2 sobre o valente Uruguai, o que lhe valeu o terceiro lugar. Foi melhor assim.

· Desta vez a Fifa corrigiu uma injustiça histórica e permitiu aos jornalistas credenciados, escolherem os melhores jogadores da Copa pela internet até o último minuto da finalíssima, para não correr o risco de 2002, quando foi eleito um goleiro, o alemão Oliver Khan, que falhou nos gols que deram o penta ao Brasil. E fez sentido a escolha do atacante uruguaio Diego Forlán, já que os favoritos espanhóis e holandeses não empolgaram na partida final.

· A partir de hoje, recomeçam os campeonatos das Séries A e B do Brasileiro. Tomara que os nossos “técnicos-professores-doutores” tenham tirado lições positivas do que aconteceu dentro de campo na Copa da África, que se não foi lá essas coisas sob o ponto de vista técnico, pelo menos deu uma boa contribuição para o futebol mundial, considerando-se que a seleção campeã e as outras três melhores (Holanda, Alemanha e Uruguai), jogam prá frente, buscam incessantemente o gol e escalam seus melhores jogadores, não praticando diuturnamente a violência e o anti-jogo.

· O Tigre, que terminou a fase pré-Copa em penúltimo lugar na tabela de classificação, joga hoje no Ipatingão às 19:30hs contra o Sport Recife, 14 º colocado, dirigido por Toninho Cerezo. A equipe, agora comandada por Leonardo Condé, ex-técnico do Tupi, foi toda renovada e a sua torcida deposita grande esperança no talento do meia Walter Minhoca.

· O Cruzeiro, que terminou a fase pré Copa em 11º lugar com 9 pontos ganhos, joga amanhã em Curitiba contra o Atlético do Paraná. O técnico Cuca, cujo trabalho admiro, vem testando uma nova formação com três atacantes muito interessante e que pode dar certo. 0 Galo, 18º colocado e zona de rebaixamento com apenas 6 pontos ganhos em 7 jogos, vai nesta quinta em busca da vitória no seu novo terreiro, a “Arena do Jacaré” em Sete Lagoas, contra o Atlético de Goiás. E, convenhamos, um clube que investe tão alto como o alvi-negro, não pode tropeçar em casa contra times pequenos.

E-mail: bolaarea@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário