17 de jul. de 2010

Metalúrgicos decidem sobre fim do turno fixo

 

Cerca de 4 mil trabalhadores da Usiminas, Unigal e Usiroll vão às urnas nos próximos dias 19, 20 e 21. Eles vão votar pelo fim ou não do turno fixo. Caso a jornada fixa seja derrubada volta o esquema de revezamento de turnos. Os três turnos fixos são divididos em três horários: 7h às 15h, 15h às 23h e 23h às 7h. Desde o dia 3 de novembro de 2008 a Usiminas implantou estes turnos fixos sem revezamento. Neste período, as várias pesquisas foram feitas junto à categoria deixaram patente a insatisfação dos metalúrgicos de Ipatinga com o horário de turno fixo.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa), inúmeras tabelas alternativas de horário foram montadas a partir das sugestões dos trabalhadores e apresentadas como opção, ainda durante a gestão de Marco Antônio Castello Branco.

No mês passado, foi acertado entre a Usiminas e a entidade sindical a realização de um plebiscito com o objetivo de extinguir a jornada fixa. Estão aptos a votar todos os funcionários que trabalham em turnos inflexíveis. As urnas de votação estarão na portaria 2 da Usiminas, no Centro, e na portaria 3, no Bom Retiro.

Além do turno fixo, o sindicato também defende a implantação da semana francesa, ou seja, o funcionário trabalharia 6 dias com revezamento de horários e folgaria quatro dias. No entanto, esse esquema de trabalho ainda está em fase de discussão com a siderúrgica.
Metasita
O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano (Metasita) também reivindica o fim do turno fixo na ArcelorMittal, substituindo-o pelo esquema de revezamento. Em uma assembleia realizada recentemente com os trabalhadores foi deliberado que o esquema de trabalho seja o mesmo já adotado na siderúrgica de João Monlevade, onde a jornada de trabalho tem o seguinte sistema: quatro turmas com folgas que variam de 48 a 104 horas.

No entanto, essa reivindicação será apresentada com a pauta da campanha salarial no próximo mês. Em setembro o sindicato entrega os pedidos para a empresa, cuja resposta deve ocorrer em novembro (data-base da campanha salarial).

fonte: Diário do Aço

Nenhum comentário:

Postar um comentário