Como ocorre todos os anos, os estabelecimentos comerciais de Coronel Fabriciano e Timóteo também irão fechar suas portas no dia 2 de abril, a Sexta-feira da Paixão. Mas esta não é a única boa notícia para os comerciários. A exemplo da cidade de Ipatinga, os trabalhadores gozarão de mais um feriado prolongado em obediência à Convenção Coletiva de Trabalho, aprovada em 2009 pelo Sindicato do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Vale do Aço – Sindcomércio. Os funcionários do comércio também deverão compensar no sábado (3 de abril) as horas trabalhadas a mais no período de vendas de fim de ano. A compensação foi gerada a todas as empresas que efetuaram horas-extras no período natalino.
Ao funcionário que tiver sido demitido, e estiver em gozo de férias ou de licença no dia da compensação, as horas excedentes serão pagas acrescidas de 100% sobre o valor da hora normal. Também fica assegurada ao comerciário estudante a jornada de trabalho de 9h às 18 horas, até o término das aulas, sem nenhum prejuízo do salário ou redução de horas de almoço e folgas.
O patrão que não cumprir o que foi acertado no acordo estará sujeito a pagar multa correspondente a um salário mínimo da categoria em favor de cada empregado prejudicado. Não participam da convenção os supermercados, lojas de materiais de construção, autopeças e similares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário