27 de mar. de 2010

O COMENTÁRIO DE FERNANDO ROCHA - OPINIÃO COM CREDIBILIDADE


27/03/2010

Última cartada

Sem grandes surpresas chega ao fim amanhã, com todos os jogos no mesmo horário às 4 da tarde, a fase de classificação do Campeonato Mineiro, cuja fórmula absurda e ridícula, prevê oito times classificados para um torneio mata-mata, que vai indicar o campeão e vice, sendo rebaixados os dois últimos colocados, em um universo de apenas 12 participantes.

Antes da bola rolar, profetizei aqui na coluna, os oito prováveis classificados: Cruzeiro, Atlético, Ipatinga, América, Democrata, Tupi, Ituiutaba e Caldense. Jamais imaginei que os dois últimos ficassem de fora, ainda mais que lutariam contra o rebaixamento.

E, dificilmente, o quadro vai mudar amanhã: acho que Ituiutaba e Uberlândia não escapam da degola, pois têm jogos dificílimos nesta última rodada, contra Galo e Tupi, ambos fora de casa, precisando desesperadamente da vitória.

Por outro lado, para Caldense e América/TO, que se enfrentam em Poços de Caldas, um empate basta a fim de salvá-los do rebaixamento. Imaginem, o que vai dar?

As surpresas agradáveis ficam por conta do Ipatinga, Democrata/GV e Tupi, que fizeram ótimas campanhas e com toda justiça ocupam as primeiras colocações desde o início desta fase de classificação.

Quem será o campeão? Sinceramente, não há como prever mais nada à esta altura, pois a diferença de nível técnico entre Cruzeiro e Atlético, antes bastante perceptível a favor dos celestes, agora praticamente não existe mais.

E, por fora, corre o Tigre, a meu juízo, o único clube do interior com elenco e estrutura capazes de surpreender os dois grandes da capital e levantar a taça de campeão, como em 2005.

· Foi bastante representativa a reunião promovida pela diretoria do Ipatinga, na última quinta-feira, quando apresentou à imprensa, empresários, autoridades, um de seus novos patrocinadores para esta temporada. A liberação do Estádio Mamudão do Democrata/GV, pelos Bombeiros da capital, para abrigar públicos acima de 10 mil torcedores, possibilitando que faça seus jogos como mandante em casa na fase decisiva, foi um dos assuntos predominantes das rodas e bate-papos.

· A maioria acha que a liberação foi um ato político e que pode trazer sérias conseqüências a curto prazo para o futebol mineiro. Há, no mínimo, um ato de incoerência das autoridades de segurança da capital, pois como explicar o Mamudão liberado para receber público quase igual ao Ipatingão, hoje impossibilitado de abrir seus portões para mais de 11 mil torcedores?

· A diretoria do Tigre está atenta, pois se o Democrata conseguiu, por que o Villa Nova, seu provável adversário na próxima fase, também não poderia obter o aval dos Bombeiros para jogar no Alçapão do Bonfim? Em matéria de péssimas condições em todos os sentidos, um não difere muito do outro.

· Nosso companheiro Sérgio Santos, afastado há algum tempo do rádio por motivo de saúde, já está na contagem regressiva para retornar ao microfone esportivo da Rádio Vanguarda. Quem quiser saber mais sobre o Serginho, gente da melhor qualidade, um grande profissional do jornalismo esportivo da nossa região, é só acessar o seu blog: http://www.sergiosantosradio.blogspot.com. (Fecha o pano!)

E-mail: bolaarea@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário