26 de mar. de 2010

Sobram vagas de emprego no Sine


Leandro Felipe Ramos Inácio e Jean Marlon Silva Ventura, de Coronel Fabriciano, aguardavam, na tarde de ontem (25), a oportunidade de se inscrever na agência do posto do Sistema Nacional de Emprego de Ipatinga (Sine) do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa). Moradores de Coronel Fabriciano e sem formação técnica específica, Leandro e Jean desejavam encontrar uma vaga de emprego na área industrial.
“Trabalho como montador de móveis”, informa Leandro. “E eu como serralheiro”, revela Jean. “Torcemos para encontrar oportunidades na área industrial e preferencialmente numa empresa que nos ofereça um curso de formação. Da forma como trabalhamos, fica apertado investir em cursos”, resumem.
De acordo com a gerente do posto Sine Sindipa, Roberta Soares Lares, não são raros os casos de candidatos desempregados que buscam qualquer atividade para retornar ao mercado de trabalho. “Na hora da entrevista, é comum os candidatos demonstrarem menos entusiasmo do que no momento da inscrição”, explica Roberta.

Vagas Talvez Leandro e Jean tenham sorte em breve. A gerente Roberta Lares afirma que grande parte das vagas abertas em 2010 se divide em três áreas: vendas, indústria e construção civil. “Desde 14 de janeiro, data de reabertura do posto, até 24 de março, recebemos 1.928 inscrições para 608 vagas. Do total, 1.348 candidatos foram encaminhados, ou seja, foram direcionados para seleção pela própria empresa solicitante. Para cada vaga, indicamos cinco candidatos, de acordo com orientações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese)”, detalha Roberta.
Mas o número de pessoas empregadas até a última quarta-feira (24) estava bastante aquém do número de vagas oferecidas: 104. “Também é comum lidarmos com candidatos que nos informam ter uma experiência que não é a que ele realmente possui. Alguns candidatos também mudam de endereço ou de telefone e não atualizam o cadastro, o que dificulta o nosso trabalho de encaminhamento”, acrescenta a gerente.

Experiência Os postos do Sine não recebem currículo impresso. Por isso, a forma mais segura de comprovar experiência numa atividade é por meio da carteira de trabalho. “Ao se dirigir ao posto para fazer cadastro, o candidato precisa portar carteira profissional, carteira de identidade, CPF, cartão do PIS e título de eleitor”, lista Roberta.
Com a transferência do serviço de pedido de seguro desemprego para os postos Sine, o candidato é automaticamente cadastrado no sistema e pode encontrar uma vaga antes mesmo de receber o auxílio financeiro. O Sine do Sindipa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O telefone de contato é o (31) 3829-6646.

Nenhum comentário:

Postar um comentário