30 de mar. de 2010

Atenção na compra de peixes

Por ser a principal alternativa para quem não deseja quebrar a tradição religiosa da Semana Santa, o costume de não comer carne vermelha durante a quaresma aquece o comércio de peixes e mariscos, principalmente nesta semana.

A data é um período religioso do Cristianismo e do Judaísmo que celebra a subida de Jesus ao Monte das Oliveiras, a sua crucificação e a sua ressurreição. Segundo a vendedora de uma peixaria no bairro Canaã, Cristine de Souza, nos últimos dias que antecedem a Sexta-feira da Paixão, a venda é multiplica em relação aos outros dias. “Precisamos aumentar em muito os nossos estoques porque principalmente na quarta, quinta e sexta-feiras são os melhores dias para vender”, disse.

A movimentação intensa na venda de peixes no período da Semana Santa levou a Vigilância Sanitária do município a dar dicas sobre cuidados na hora de escolher o peixe. De acordo com Andrea Ferrat, supervisora da Vigilância Sanitária, ao comprar, o consumidor deve observar principalmente se eles apresentam boas características de conservação. “A pessoa deve observar se há cuidados com o acondicionamento do peixe; se eles estão mantidos sempre sob refrigeração”, lembra.

O Ministério da Pesca e Agricultura (MPA) divulga em seu site uma série de dicas sobre o que observar na compra de pescado para evitar produtos que não estejam em plenas condições de consumo. A pele deve ser firme, bem aderida e úmida. Os olhos devem estar brilhantes e salientes e as escamas não podem se soltar com facilidade. As guelras devem possuir cor que vai do rosa ao vermelho intenso, devem ser brilhantes e sem viscosidade.

Bacalhau

As características sensoriais do alimento, ou seja, seu aspecto, cor, odor e sabor, devem ser avaliados criteriosamente e deve-se estar atento às seguintes não-conformidades: bolor que é ocasionado pelo excesso de umidade ou calor e vermelhidão: seu aparecimento é decorrente da armazenagem incorreta e indica o desenvolvimento da bactéria Hallococcus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário