1 de set. de 2010

Turno fixo acaba na Usiminas

 

I005521.jpgComeça nesta quarta-feira, a partir das 22h40, o revezamento de turno na Usiminas. O turno fixo terá encerramento na empresa após funcionar desde 3 de novembro de 2008. No seu lugar, será implantada a “Semana Francesinha”. Nesse modelo, os enquadrados em cada uma das quatro letras de turno na usina em Ipatinga vão trabalhar seis dias na semana e folgar dois.

O primeiro turno de revezamento vai das 22h40 às 06h40, o segundo das 06h40 às 14h40, e o terceiro das 14h40 às 22h40. O coordenador de assuntos previdenciários e jurídicos do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa), Abílio Giovane Teixeira Pires, afirma que não é o ideal, pois o sindicato queria o revezamento pela “Semana Francesa”. No entanto, como o prazo para o fim do turno vencia neste dia primeiro de setembro, não houve outra saída, sem adotar um regime de revezamento provisório.

No novo turno de revezamento, a pessoa trabalha duas vezes em um horário, descansa por 24 horas, trabalha duas vezes em outro horário, descansa mais 24 horas e, por fim, pega o terceiro horário de revezamento. Passa, portanto, por três turnos, para só então folgar dois dias. “Não é o melhor horário, mas é o menos ruim”, afirma Abílio Giovane.

O modelo será implantado de forma provisória. Segundo o diretor do Sindipa, dentro de seis meses, aproximadamente, as partes podem acertar a implantação de um regime definitivo de revezamento.

Para Abílio Giovane, o mais importante no resultado da luta travada pelo Sindipa é a vitória do fim do turno fixo. A bandeira foi levantada pelo então presidente da entidade, Luiz Carlos Miranda, hoje afastado para a disputa eleitoral de 2010. “É uma conquista enorme do sindicato, pois desde 2008 debatemos que o turno fixo era o pior e mais desumano de todos os regimes de horário de trabalho. A nossa meta é lutar agora pela confirmação da Semana Francesa, da forma como já existiu no passado. Nem que tenhamos que fazer novo plebiscito, mas de longe é a que mais atende aos trabalhadores metalúrgicos”, destaca.

Na Semana Francesa, há revezamento de horários em seis dias de trabalho e quatro de folga. Para implantá-la seria necessário criar a quinta letra de turno, o que demandaria remanejamento ou contratação. Já a “Francesinha”, que entra em vigor hoje com dois dias de folga, não demandou contratação de pessoal extra, pois foi montada com as quatro turmas já existentes no turno fixo da siderúrgica em Ipatinga.

Reivindicação era feita há dois anos

Por causa da indefinição sobre o fim do turno fixo na Usiminas, a campanha salarial 2009/2010 foi parar na Justiça do Trabalho. Após duas audiências no TRT, ficou acertado que os trabalhadores seriam consultados sobre a manutenção do turno fixo ou a volta do revezamento. O entendimento foi possível na gestão do atual presidente da Usiminas, Wilson Brumer.

No plebiscito encerrado no dia 21 de julho, 88% (2.946) dos trabalhadores votantes responderam sim à pergunta: “Você concorda que o atual turno fixo mude para revezamento?”. No total, 4.272 trabalhadores estão envolvidos no turno fixo na Usiminas, Unigal e Usiroll. No dissídio, ficou acordado que o prazo para uma eventual mudança, que fosse apontada pelos trabalhadores, ocorreria em 1º de setembro deste ano. Até o fim de semana, as partes não haviam chegado a um consenso. O anúncio do fim do revezamento saiu somente nesta terça-feira.

fonte: Diário do Aço

Nenhum comentário:

Postar um comentário