14 de set. de 2010

Alfa Romeo chega ao Brasil em 2012, anuncia chefe do Grupo Fiat

O presidente mundial do Grupo Fiat, Sergio Marchionne, afirmou nesta sexta-feira (10) que a marca de luxo Alfa Romeo chega ao mercado brasileiro em 2012, quando ela voltará ao mercado dos Estados Unidos. O executivo, no entanto, não falou sobre modelos.

Por outro lado, Marchionne anunciou que a Chrysler vai comercializar veículos híbridos (com dois motores, um elétrico e outro a combustão) no país em breve. “A partir do Brasil, vamos comercializar carros híbridos na América Latina”, acrescentou. Segundo o CEO, a Fiat terá acesso a híbridos totalmente desenvolvidos e tecnologias elétricas da Chrysler.

Marchionne esteve no congresso da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em São Paulo. Também participaram do evento o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, o presidente da Fiat do Brasil e da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Cledorvino Belini, e o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

lvo é o quinto lugar no ranking mundial
Os investimentos no Brasil e em outros fortes mercados como o dos Estados Unidos fazem parte do plano de expansão do Grupo Fiat, que visa chegar ao quinto lugar no ranking global de produção até 2014, com 6 milhões de unidades produzidas. “Nossa meta é superar em longo prazo o Grupo Volkswagen”, destaca Marchionne, sobre as perspectivas de passar a empresa que poderá se tornar a maior do setor em breve. Por enquanto, a líder mundial é a Toyota.

Tal objetivo não seria possível alcançar sem a aliança com a norte-americana Chrysler. “A presença e a experiência da Fiat no segmento de carros menores e da Chrysler nos segmentos de carros médios e grandes permitirá que os grupos combinados ofereçam uma gama completa de produtos para competir em todos os segmentos do mercado”, disse Marchionne em discurso.

O presidente mundial do Grupo Fiat não deu detalhes sobre a estratégia de construir uma fábrica da Chrysler na América Latina. Em março, ele havia abordado o assunto durante a inauguração da Case New Holland, produtora de máquinas de agrícolas e de construção que faz parte do grupo, em Sorocaba (SP).

Mercado brasileiro
Marchionne afirmou que passou o dia todo em reunião com líderes de todos os negócios do grupo no país para discutir estratégias para o futuro. Ele não revelou qual será o novo volume de investimentos para os próximos anos – já que o último ciclo, de R$ 6 bilhões, termina este ano —, mas destacou que a meta é aumentar as vendas no mercado brasileiro para 1 milhão de veículos por ano até 2014.

“Continuaremos a investir na expansão da gama de produtos e, nos próximos anos, isso irá alavancar os resultados de nossa colaboração com a Chrysler”, destacou. “O Brasil terá uma das contribuições mais importantes para o nosso plano de expansão.”

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