15 de set. de 2010

O comentário de Fernando Rocha

 

fernando Grandes jogos

O jogo de hoje no Rio de Janeiro, Fluminense x Corínthians, líder e vice-líder, respectivamente, tinha ares de decisão antecipada do Brasileirão.

Tinha. Isso mesmo, pois de repente Botafogo e Cruzeiro encostaram, deixando essa conversa para mais adiante, sobretudo porque alvinegros e celestes vão se enfrentar no sábado, também no Engenhão, a nova casa do futebol carioca.

Aliás, um dos destaques da rodada no final de semana tem a ver com os malefícios do fechamento do Maracanã para obras visando a Copa de 2014, de fato um mal necessário, mas, à exemplo do Mineirão, poderia ter acontecido de maneira diferente, melhor planejado, a fim de amenizar os prejuízos técnicos e financeiros dos clubes.

Então, o Flamengo resolveu jogar em Volta Redonda, onde existe um bom estádio e está instalada a siderúrgica  CSN, numa situação muito parecida com a que vive os times mineiros em relação a Ipatinga.

Com um time bem abaixo da expectativa de seus torcedores e perto de entrar na zona de rebaixamento, o atual campeão brasileiro registrou o menor público da rodada, pouco mais de 3 mil pagantes, um fato raríssimo na história recente de quem se vangloria em possuir a maior torcida do país.

  • Neymar tem o direito de jogar o seu futebol alegre, criativo, enfim, também o direito de ser protegido pelas arbitragens contra os brucutus, que entram para quebrá-lo, além de ser um dever dos apitadores coibir o anti-jogo, rodízio de faltas, etc, coisa e tal. Se Neymar simular sofrer faltas deve ser punido, advertido, como manda a lei. E ponto final.
  • Nos dois jogos de hoje envolvendo os “grandes” da capital, a maior “pedreira”, sem dúvida, é a do Galo, pois em qualquer circunstância, enfrentar o outro Atlético na sua casa em Curitiba é complicado, ainda mais com esta equipe instável e desacreditada. Já o Cruzeiro, também pega um adversário “encardido”, porém,  como está embalado e confiante, tem tudo para vencer o Guarani na sua volta à “Arena do Jacaré”.
  • Futebol, misticismo, superstição, se misturam aqui no Brasil. No Rio de Janeiro, o tablóide “Meia Hora”, edição de sexta-feira (10/09), estampou a seguinte manchete: “Pai de Santo alerta rubro-negros: espírito de Eliza amarra o Mengão”. No texto, o Pai de Santo, Sérgio de Ogum, sugere que “a jovem estaria assombrando o Fla para atingir Bruno” e pede aos torcedores rubro-negros que peçam “axé” nos jogos.
  • Aqui, nestes grotões, também há gente supersticiosa, que atribui a causas sobrenaturais, a atual decadência do Ipatinga. Esta semana um torcedor enviou e-mail à coluna, dizendo que na missa onde foi referendada a escolha do santo católico, São Judas Tadeu, o mártir “das causas impossíveis”,  como padroeiro do Tigre, a maioria da diretoria não compareceu, o que pegou mal perante a santidade. A partir daí, um verdadeiro inferno astral se instalou na vida do clube, que só irá terminar quando for celebrada outra missa e todos comparecerem. (Fecha o pano!)

E-mail: bolaarea@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário