1 de set. de 2010

Revista Veja destaca Ipatinga

 

DA REDAÇÃO - Ipatinga e Usiminas ocupam lugar de destaque na mais recente edição da revista Veja, que começou a circular no domingo (29). A publicação traz um levantamento sobre as potencialidades econômicas das cidades brasileiras de porte médio. São destacadas aquelas que, entre 2002 e 2007, apresentaram taxa de crescimento econômico igual ou superior à média nacional, de 4% ao ano. Segundo a publicação, 90% dos municípios com indústrias siderúrgicas ou metalúrgicas experimentaram forte crescimento na última década. Ipatinga é citada como um dos exemplos. A cidade registrou no período pesquisado um crescimento de 6,7% no seu Produto Interno Bruto (PIB), atrás apenas de Serra (ES) e Parauapebas (PA).
Para o presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), Gustavo Souza, a Usiminas é a grande indutora desse crescimento regional e a razão de muitas pessoas morarem hoje em Ipatinga. Como destacou o empresário, com o passar dos anos a siderúrgica deixou de ser a única, mas ainda é a principal empresa local. “Por causa da Usiminas, que sempre faz muito pela região, hoje temos condições de explorar novas áreas de atuação”, exaltou. Como exemplo, Gustavo cita o recém-lançado Programa de Fomento Industrial do Vale do Aço, que possibilita a venda direta de aço para pequenas e médias empresas da região. “Com essa iniciativa, as empresas têm condições de se tornarem ainda mais competitivas”, afirma.
A Veja menciona ainda o fato dos primeiros moradores de Ipatinga terem sido os funcionários da Usiminas, seguidos pelos fornecedores da empresa. A história do proprietário da Guinvaço, Francisco Lima, que saiu de Belo Horizonte há 12 anos para abrir seu novo empreendimento no Vale do Aço, mereceu destaque. Lima conta que tinha na capital uma empresa de locação de empilhadeiras, quando soube, em 1997, que a Usina de Ipatinga estava realizando uma ampliação. “Vislumbrei aí uma oportunidade de trabalho e de crescimento. Visitei Ipatinga, gostei da cidade e acabei vindo com minha esposa e dois filhos fundar a Guinvaço. Chegamos como uma microempresa e hoje atendemos a Usiminas e tantas outras grandes empresas da região”, destaca.
Desenvolvimento
Na esteira do desenvolvimento, a Usiminas está realizando investimentos em laminação e galvanização, que possibilitarão à empresa adicionar, no total, 2,6 milhões toneladas de produtos de maior valor agregado ao mercado nos próximos dois anos. Apenas na unidade de Ipatinga estão sendo instaladas uma segunda linha de aços galvanizados, uma nova coqueria e uma expansão da capacidade da linha de chapas grossas, com tecnologia exclusiva para atendimento das demandas do setor de óleo e gás. Esses investimentos aumentam a competitividade da empresa, que passa a oferecer uma quantidade ainda maior de aços nobres, traduzindo-se também em maior desenvolvimento regional.

 


O EMPRESÁRIO Francisco Lima, da Guinvaço, citado na reportagem, conta como saiu de BH com a família, há 12 anos, para abrir seu novo empreendimento no Vale do Aço

 

 

 

fonte: JVA online

Nenhum comentário:

Postar um comentário