31 de jan. de 2011

Governo de Minas alerta para os perigos da automedicação


O hábito da população de usar medicamentos por conta própria, desconsiderando a prescrição médica pode ser muito perigoso. Dores no corpo, de cabeça e febre são sintomas da dengue, mas também se assemelham com os de outras doenças, o que pode levar as pessoas a se automedicarem. Este costume pode trazer muitos problemas, inclusive a evolução do quadro de uma dengue clássica para dengue hemorrágica, podendo provocar até a morte.
Segundo o médico-infectologista da Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Frederico Figueiredo, medicamentos derivados do ácido acetilsalicílico não devem ser administrados por pessoas com suspeita de dengue. “Eles podem causar sangramentos, já que a plaqueta do paciente está baixa e o medicamento reduz a coagulação do sangue”, afirma. O médico alerta ainda para o uso dos anti-inflamatórios não hormonais, como o ibuprofeno, o diclofenaco e a nimesulida. “Esses medicamentos também devem ter uso restringido, pois também possuem potencial hemorrágico”.

Dengue em Minas - Fabriciano é a que teve mais casos neste ano no Vale do Aço



Até o momento foram notificados 3.035 casos de dengue em Minas Gerais em 2011. Não foi notificado nenhum caso de dengue hemorrágica ou de óbito por febre hemorrágica. 


Os municípios com maior número de casos notificados foram: Belo Horizonte (374), Mutum (213), Recreio (176), Uberaba (176), Rio Novo (166), Curvelo (145), Contagem (132), Coronel Fabriciano (95), Ipatinga (73), Ituiutaba (72), Governador Valadares (71), Pavão (70), Betim (55), Cental de Minas (50), Passos (48), Matias Barbosa (43), Vespasiano (40), Manhuaçu (36), Uberlândia (34) e Patos de Minas (30).


fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário