30 de jan. de 2011

Anvisa quer retirar cigarros das vitrines

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer tornar ainda mais rigorosas as regras de comercialização e propaganda de tabaco, e proibir a exposição de maços de cigarro em locais de venda, como caixas de padarias e supermercados. 

Pretende, ainda, incluir mais uma mensagem de advertência no produto: "Tabagismo é doença. Você tem direito a tratamento. Disque saúde 0800611997". O aviso ocuparia toda a metade inferior da parte dianteira do maço.

A resolução da Anvisa está em consulta pública desde 28 de dezembro do ano passado e segue até 31 de março. A tendência é que a agência ratifique o documento. As medidas previstas na resolução entram em vigor seis meses depois de sua publicação. Esse é o prazo para que os fabricantes de cigarro disponibilizem no comércio embalagens com todas as mudanças.

Pelas novas regras, os estabelecimentos comerciais praticamente só poderão anunciar que vendem cigarros. Agenor Álvares, diretor da Anvisa e ex-ministro da Saúde, disse que o aperto é para conter, principalmente, a adesão de crianças e adolescentes ao hábito de fumar: "A indústria se vale de imagens sofisticadas e usa o marketing para tornar a embalagem mais atrativa".

As embalagens já trazem hoje no verso advertências sobre os malefícios do cigarro. As novas medidas incidem também sobre charuto, cigarrilha, cigarro de palha e até o fumo para narguilé. 
Produtores e fabricantes do cigarro reuniram-se anteontem no Ministério da Agricultura. O Sindicato da Indústria do Tabaco argumenta que a proposta da Anvisa vai incentivar o comércio ilegal.

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