29 de jul. de 2010

 

fernando Em boa hora

O governo federal anunciou anteontem com grande estardalhaço, a sanção por parte do Presidente Lula, das alterações propostas ao Estatuto do Torcedor, visando adequá-lo à realidade do país com vistas à Copa de 2014, deixando de ser aquela fantasiosa peça onde o torcedor-infrator, chamado carinhosamente de “cliente”, tinha mais direitos do que deveres a cumprir.

Tenho uma visão cética sobre este assunto, com base em experiências já vividas neste meio, pois entendo que o grande desafio está ainda por vir, que é fazer cumprir o que está escrito na lei e afastar a sensação de impunidade, o maior causador de toda a violência.

Muito bom que os crimes e infrações praticados por torcedores, não só dentro, mas sobretudo nas imediações ou a caminho do estádio, tenham agora tipificação na lei, incluindo até os cambistas, uma praga mundial quase impossível de ser banida dos espetáculos de um modo geral.

Sem entrar no mérito das alterações propostas, que julgo procedentes sem distinção, sugiro que os grandes veículos de comunicação, principalmente a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão das principais competições nacionais e internacionais, portanto, interessada direta no assunto, deflagrem uma grande campanha de conscientização da população e dê ampla divulgação aos casos de punição, para inibir novas ocorrências e modificar a atual cultura da impunidade, onde prevalece o “ninguém vai preso” ou “ninguém será punido”.

· Tão logo fiquei sabendo, há cerca de mês atrás, que o clássico entre Atlético x Cruzeiro, em Sete Lagoas na Arena do Jacaré teria uma só torcida, imitando o que já acontece na Argentina há algum tempo, manifestei a minha opinião à respeito aqui neste espaço, como também no rádio e na TV, mas vou repetí-la para atender aos inúmeros e-mails de leitores, que nos indagam sobre o assunto com a a aproximação do jogo neste domingo.

· Trata-se, a meu juízo, do reconhecimento por parte das autoridades de segurança do nosso estado, leia-se Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Bombeiros e a quem mais interessar possa, de sua total incompetência e incapacidade para tratar deste assunto, pois nada justifica esta decisão esdrúxula, muito menos baseá-la no fato das instalações serem acanhadas na Arena do Jacaré em Sete Lagoas, transformada na “Geni” do futebol mineiro.

· Em passado recente, foram realizados aqui no Ipatingão três clássicos entre Atlético e Cruzeiro, dois pelo Campeonato Mineiro e um pela Copa Sul-Minas, todos eles com a presença das duas torcidas. O primeiro foi em 1996, com os muros do estádio caindo aos pedaços e o gramado em petição de miséria. Os outros dois, alguns anos depois, em condições bem melhores, com o estádio já tendo passado por reformas, mas em todos os eventos, o que se viu foi um trabalho perfeito, sem qualquer reparo, dos valorosos militares do nosso 14º Batalhão, o “Guardião do Vale do Aço”.

· Para aqui vieram, em todos estes jogos entre os dois grandes do nosso futebol estadual, milhares de torcedores da capital e cidades vizinhas, em carros particulares , ônibus, e voltaram para suas casas sem nenhum tipo de transtorno. Pois então, deveriam consultar estes Oficiais, muitos deles atuando hoje no policiamento da capital, como por exemplo, o Coronel Teatini, e outros já promovidos e que na época eram os Capitães Edivânio, Masseno, Neto, Ronaldo, o Major Gaspar, que hoje é Coronel da reserva. Estes, certamente não iriam tentar inventar a roda, mas sim pôr em prática o óbvio, racional e o prático, sem fugir das responsabilidades.

· O coração atleticano ou cruzeirense em Sete Lagoas é o mesmo do Vale do Aço, portanto, a diferença está nas cabeças pensantes, ou seja, na competência ou incompetência de uns e outros.

· “Uma das grandes dificuldades da maior parte das pessoas, em qualquer atividade, é a de ter uma profunda admiração, uma inveja saudável por profissionais da mesma área e de ter a humildade para aprender e reconhecer que o outro pode ser melhor, pelo menos em algumas características”.Tostão. (Fecha o pano!)

E-mail: bolaarea@yahoo.com.br

27 de jul. de 2010

O comentário de Fernando Rocha

 

fernando Minha dúvida

O empate do Galo em Santa Catarina com o Avaí, pelas circunstâncias de terminar a partida com nove jogadores em campo, até que foi um resultado satisfatório e lhe dá um astral melhor para o clássico de domingo diante do rival Cruzeiro.

As duas expulsões foram corretas, à luz de uma recomendação da Fifa, feita há muito tempo atrás, para os árbitros punirem direto com cartão vermelho, o carrinho maldoso, violento, por trás ou de lado, que ponha em risco a integridade física do adversário.

O juizinho gaúcho Vuaden é useiro e vezeiro em não marcar as “faltinhas” e tem sido muito elogiado por uma parte da crônica, que entende ser o futebol um esporte de “choque”, onde as faltas mais duras são “normais”, “coisas do futebol”, portanto, deixar o pau comer solto, que é a sua característica principal, tem lhe rendido, inclusive, uma legião de seguidores entre seus colegas sopradores de apito.

A minha dúvida é se daqui prá frente, esse juizinho Vuaden usará os mesmos critérios rígidos adotados no último sábado na Ressacada. Duvido que o faça, pois se repetir a dose, vai parar na “geladeira” para sempre, a não ser que esteja mesmo querendo pendurar o apito.

  • Em Sete Lagoas, o novato técnico do Cruzeiro, Cuca, teve uma recaída e fez lembrar seu antecessor, que se auto-intitulou “Professor Pardal”. Cuca improvisou o volante Fabinho de zagueiro e deixou Welington no banco, que mesmo sem as condições físicas ideais, certamente teria feito melhor que seu substituto improvisado, uma teta para os atacantes Borges e Jonas do Grêmio, que deitaram e rolaram por aquele lado da defesa celeste. Como se não bastasse, escalou Jonathan no meio-campo e manteve Rômulo na ala direita, embolando o jogo por aquele lado, onde não sabiam o que fazer, completamente perdidos em campo.
  • O péssimo árbitro carioca Marcelo Henriques conseguiu desagradar os dois lados, mas o que chamou a atenção no final da partida foi a choradeira dos jogadores e da diretoria celeste, com novas e contundentes críticas ao gramado e às instalações da Arena do jacaré em Sete Lagoas, como se isso fosse o único responsável pelo mau futebol apresentado pela equipe nas partidas ali realizadas .
  • Menos mau para o Vale do Aço, pois já anunciaram que será no Ipatingão os dois próximos jogos contra Grêmio Prudente e Vitória da Bahia. Mas, como perguntar não ofende, será que o gramado do Engenhão no Rio de Janeiro, onde Botafogo e Fluminense fizeram um jogão no último domingo, é melhor do que este da Arena do Jacaré? Por que os jogadores e as diretorias dos clubes cariocas não reclamam?
  • A coluna adiantou na semana passada, que a atual Administração Municipal entregaria até sexta, dia 23, ao comando dos Bombeiros na cidade, um projeto que prevê a realização de um conjunto de obras, podendo significar a liberação do Ipatingão dos atuais 11.120 para 22 mil torcedores.
  • Falta agora a PMI realizar estas obras e mostrar o que fez aos Bombeiros, que pode liberar ou não. Enquanto isso, o Ipatingão continua podendo receber apenas 11.120 pessoas. Por conta disso, na tarde de ontem, a diretoria do Galo resolveu adiar a divulgação dos quatro jogos que pretende fazer no Ipatingão, pois esta definição depende da capacidade ser aumentada, para ficar no mínimo igual à da Arena do Jacaré, que é de 22 mil pagantes.
  • Faltou o goleiro Fábio do Cruzeiro. (Fecha o pano!)

E-mail: bolaarea@yahoo.com.br

22 de jul. de 2010

Metalúrgicos pedem fim do turno fixo

 

Consulta mostra que 88% querem a volta do revezamento de turno

Encerrada por volta de 00h30 desta quinta-feira, a apuração do plebiscito entre metalúrgicos da Usiminas mostra que a maioria quer a volta do revezamento de turno e o fim da jornada de turno fixo na empresa em Ipatinga.

No plebiscito foi feita a pergunta: "Você concorda que o atual turno fixo mude para revezamento?" Votaram "Sim", 2.946 trabalhadores (88% dos votantes). O "Não" oteve 396 votos (12%).

Estavam aptos para votar 4.266 trabalhadores da Usiminas, Unigal e Usirol. O total de presença, 3.350 votantes, representa quase 80% do público alvo.

Com esse resultado, representantes da Usiminas e do Sindicato dos Metalúrgicos (Sindipa) voltam a negociar como será a implantação do revezamento de turno, prevista para acontecer ainda este ano.

Confira:

Aptos para votar – 4.266
Total de votos     – 3.350
Você concorda que o atual turno fixo mude para revezamento?

Sim  – 88% (2946 votos)
Não – 12%    (396 votos)

fonte: Diário do Aço

20 de jul. de 2010

Garagem inteligente

 

O comentário de Fernando Rocha

 

fernando Outra lambança

O Ipatinga protagonizou outra bazófia na rodada desta Série B, agora na companhia do América de BH, este derrotado em casa pelo líder Náutico, mas mesmo assim continua brigando na parte de cima da tabela.

Em Goiânia, o Tigre vencia de 2 a 0 até 18 minutos do 2º tempo, quando sofreu um gol e apagou em campo, permitindo a reação e o empate do Vila Nova, através de dois gols do veteraníssimo Roni.

Se precisamos fazer do limão uma limonada, pelo menos ficou uma ponta de esperança para o confronto sexta-feira em Campinas contra a Ponte Preta. Se o Tigre repetir o mesmo futebol dos primeiros 63 minutos do último jogo, quando marcou bem, saiu para o ataque com inteligencia, fez dois gols como nos seus melhores dias, terá chances de obter um bom resultado.

Também se torna animador constatar que Luisinho finalmente parece ter recuperado seu bom futebol e Léo Mineiro voltou muito bem ao time, foi o nome do jogo em Goiânia, até o “apagão” geral que abateu a equipe.

Nelson Rodrigues dizia que “isso a que chamamos de inteligência é uma questão de dia, e, sobretudo, de momento, pois somos inteligentíssimos em determinado dia ou momento e burríssimos antes e depois”.

Então, o zagueiro Max, teve o seu momento de inteligência durante quase toda a partida, mas no finalzinho o que marcou foram seus momentos de burrices, ao tomar cartão amarelo e vermelho em menos de 5 minutos, prejudicando a equipe que não vai poder contar com o seu bom futebol em Campinas.

· O Corinthians ficou como líder isolado e único invicto, com a vitória também apertada sobre o Galo, que para muitos merecia até uma sorte melhor na partida. Aliás, - eu já havia alertado isso no jogo de quinta em Sete Lagoas -, essa dupla de zaga do Galo falha muito e agora o equatoriano Jairo Campos, que vinha sendo o esteio da defesa, deu em bater cabeça com o trapalhão Werley.

· O Cruzeiro com a vitória sobre o Goiás de Emerson Leão, - sabe-se lá como por apenas 1 a 0 e levando sufoco todo o tempo -, na Arena do Jacaré, somou mais três pontos e agora ocupa a 4ª posição no chamado G-4. Vale lembrar aos navegantes que sem estardalhaço, sem gastar uma fortuna com medalhões, comissão técnica milionária, etc, coisa e tal, se o campeonato terminasse hoje, o Cruzeiro estaria novamente na Libertadores e o Galo quase rebaixado.

· Os Perrelas estão capitalizando e rindo de orelha a orelha com esta situação, o que é muito perigoso pois o campeonato é longo e só está no começo. Enquanto os adversários contratam “reforços”, o Cruzeiro está trazendo jogadores medianos para compor seu elenco atual herdado da era Adílson Batista , como se este fosse o melhor do mundo.

· Com a antecipação da janela de transferência decidida ontem, numa tacada só, o Galo ganhou três “reforços” de peso: o equatoriano Mendez, Daniel Carvalho e o zagueiro Réver, anunciado nesta segunda-feira. Outros como o Internacional ganham ainda mais qualidade com o goleiro Renan, Rafael Sóbis e o volante Tinga. Os cruzeirenses, a meu juízo, precisam tomar cuidado com as aparências, pois como gostava de dizer Ibrahim Sued, o inventor do colunismo social informativo neste país, “olho vivo, pois cavalo não desce escada”. (Fecha o pano!)

E-mail: bolaarea@yahoo.com.br

17 de jul. de 2010

Menos caminhões na BR-381

 

Um contrato de transporte de cargas assinado entre a Usiminas e a Vale vai retirar diariamente da BR-381, no trecho entre Ipatinga e São Paulo, pelo menos 70 caminhões, o que representaria 2.100 por mês. O acordo entre a siderúrgica e a mineradora entra em vigor em 2011. Com a decisão, parte da produção de aço da Usiminas deixará de ser levada por rodovia, para chegar à Grande São Paulo de trem, por meia da Ferrovia Centro Atlântica, operada pela Vale.


A assessoria da Usiminas informou que a opção pelos vagões foi feita anteriormente e, agora, terá um incremento. Pelo acordo firmado semana passada, haverá um aumento no volume de transporte ferroviário das atuais 744 mil toneladas por ano para 990 mil toneladas – um crescimento de 32%. Como consequência, a estimativa é de que, num primeiro momento, 70 caminhões deixarão de circular diariamente de Ipatinga ao estado paulista, num percurso de 808 quilômetros que inclui passagem por Belo Horizonte.


O acordo animou o Ministério Público Federal (MPF), que havia ajuizado uma ação civil pública na Justiça Federal de Ipatinga, em agosto do ano passado, com o objetivo de transferir o tráfego de cargas pesadas da BR-381 para o ramal ferroviário. A adesão dependia da Usiminas e da Vale, que atua em minas como as de Itabira e de São Gonçalo do Rio Abaixo. Em 30 de março, houve uma audiência de conciliação, mas o órgão federal e as empresas não chegaram a um consenso.
Para o procurador Edmar Machado, esse contrato celebrado entre as duas companhias seria um sinal de que a solicitação do MP tem possibilidade de ser efetivada. Ele estima que uma espécie de termo de ajustamento de conduta direcionando parte das cargas para os trens retiraria cerca de 5 mil caminhões da 381 todos os meses.
Na ação, o MPF também pede que a Vale disponibilize postos de coleta de mercadorias nos municípios, para que empresários e a população em geral possam transportar itens de supermercado, bebidas ou botijões de gás por malha ferroviária. Outro pedido diz respeito à melhora do transporte de passageiros na linha Vitória a Minas, com ampliação dos horários (hoje limitado a um por dia), incluindo a criação de viagens noturnas.
A BR-381 é conhecida como a Rodovia da Morte. O trecho mais perigoso, de 100 quilômetros, fica entre Belo Horizonte e João Monlevade, na Região Central. Ele tem traçado sinuoso e estreito, com 200 curvas. fonte: UAI

Metalúrgicos decidem sobre fim do turno fixo

 

Cerca de 4 mil trabalhadores da Usiminas, Unigal e Usiroll vão às urnas nos próximos dias 19, 20 e 21. Eles vão votar pelo fim ou não do turno fixo. Caso a jornada fixa seja derrubada volta o esquema de revezamento de turnos. Os três turnos fixos são divididos em três horários: 7h às 15h, 15h às 23h e 23h às 7h. Desde o dia 3 de novembro de 2008 a Usiminas implantou estes turnos fixos sem revezamento. Neste período, as várias pesquisas foram feitas junto à categoria deixaram patente a insatisfação dos metalúrgicos de Ipatinga com o horário de turno fixo.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga (Sindipa), inúmeras tabelas alternativas de horário foram montadas a partir das sugestões dos trabalhadores e apresentadas como opção, ainda durante a gestão de Marco Antônio Castello Branco.

No mês passado, foi acertado entre a Usiminas e a entidade sindical a realização de um plebiscito com o objetivo de extinguir a jornada fixa. Estão aptos a votar todos os funcionários que trabalham em turnos inflexíveis. As urnas de votação estarão na portaria 2 da Usiminas, no Centro, e na portaria 3, no Bom Retiro.

Além do turno fixo, o sindicato também defende a implantação da semana francesa, ou seja, o funcionário trabalharia 6 dias com revezamento de horários e folgaria quatro dias. No entanto, esse esquema de trabalho ainda está em fase de discussão com a siderúrgica.
Metasita
O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano (Metasita) também reivindica o fim do turno fixo na ArcelorMittal, substituindo-o pelo esquema de revezamento. Em uma assembleia realizada recentemente com os trabalhadores foi deliberado que o esquema de trabalho seja o mesmo já adotado na siderúrgica de João Monlevade, onde a jornada de trabalho tem o seguinte sistema: quatro turmas com folgas que variam de 48 a 104 horas.

No entanto, essa reivindicação será apresentada com a pauta da campanha salarial no próximo mês. Em setembro o sindicato entrega os pedidos para a empresa, cuja resposta deve ocorrer em novembro (data-base da campanha salarial).

fonte: Diário do Aço

Sertanejos recuperam instrumentos roubados avaliados em R$ 1 milhão

 

Um caminhão carregado com equipamentos e instrumentos da dupla sertaneja César Menotti e Fabiano foi roubado por assaltantes na manhã de quarta-feira (14), na Zona Norte de São Paulo. Um dia após o crime, a polícia encontrou a carga, avaliada em R$ 1 milhão, abandonada na Freguesia do Ó. O material seguia nesta sexta-feira (16) para o interior de São Paulo.

Os dois motoristas do veículo, de 39 e 48 anos, disseram à Polícia Civil que, enquanto trafegavam pela Marginal Tietê, foram alertados por outros condutores a respeito da abertura de um compartimento da carroceria, o que poderia causar acidentes.

Preocupados, os caminhoneiros decidiram parar no acostamento da marginal, perto do Terminal Rodoviário do Tietê; quando abriram a porta, foram abordados por dois criminosos, que anunciaram o assalto.

Os ladrões obrigaram a dupla a voltar ao caminhão e um dos assaltantes assumiu a direção. Depois de circular por avenidas e ruas da capital, os motoristas foram levados até um local ermo e tiveram de entrar em um Astra.

As vítimas foram levadas a um barraco em uma favela. Eles disseram para a polícia que no cativeiro havia três outras pessoas que teriam sido roubadas. Cerca de seis horas se passaram entre o momento em que os condutores foram deixados no barraco e o retorno dos assaltantes. Os criminosos, então, os colocaram novamente no mesmo carro e os abandonaram em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Lá, eles procuraram a polícia, que começou a investigar o roubo. Segundo a assessoria dos cantores, apesar do susto, as vítimas não foram feridas e passam bem.

Carga recuperada

Na quinta-feira, por volta das 10h15, policiais militares receberam uma denúncia a respeito de uma carreta abandonada na Freguesia do Ó, na Zona Norte. Quando os PMs chegaram, constataram que era o reboque da dupla sertaneja.

Equipe de César Menotti e Fabiano verificou que a carga estava inteira e que apenas o caminhão foi levado. A polícia procura o veículo.

Por causa do roubo, os sertanejos, que tinham show marcado para a noite de quinta em Florianópolis e contavam com a carga, alugaram instrumentos. Segundo sua assessoria, a apresentação correu normalmente.

O equipamento encontrado em São Paulo estava sendo enviado para Itatiba, no interior da capital, na tarde desta sexta. César Menotti e Fabiano têm show marcado para esta noite na cidade. (Fonte: G1)

BMW divulga as primeiras imagens e dados da nova geração do X3

 

Novo BMW X3 Foto Divulgação

Fim do mistério. A BMW divulgou nesta quinta-feira (15) as primeiras imagens e dados da nova geração do X3 sem disfarces. O modelo deve estrear no Salão de Paris, em outubro. Com visual totalmente reformulado, o carro também ficou 80 mm mais longo e ganhou mais 30 mm em altura. Esse aumento nas medidas resulta no maior espaço interno para os ocupantes e bagagem. Mudam também os motores (diesel e gasolina) e opções de transmissão. Suas vendas na Europa têm início programado para novembro deste ano. Os preços, porém, ainda não foram divulgados.

O visual, antes “acanhado”, agora dá espaço para linhas mais fluídas e arrojadas. Na parte frontal do novo X3, a grade de duplo rim ficou maior e mais alta e o formato do para-choque mudou drasticamente, resultando também no reposicionamento das luzes de neblina na parte inferior da peça. Outra mudança está nos faróis, que possuem agora formato mais bem definido, semelhante ao do X1. O desenho da porção traseira também muda bastante, com destaque para o novo design das lanternas, com a luz de ré esticada até a tampa do bagageiro e o para-choque com estética mais harmoniosa com o restante do veículo.

Novo BMW X3 Foto Divulgação

O habitáculo renovado do X3 2011 contém características típicas de um BMW. O sistema iDrive é opcional e inclui a tela de LCD no centro do painel, onde o motorista acessa funções de áudio, telefonia, ar-condicionado digital, televisão e navegação GPS. Já o volante multifuncional é o mesmo de novos modelos da marca alemã, como as novas gerações do Série 5 e X5. A mudança se estende também aos bancos, com formato atualizado e diferentes modos de rebatimento, e o painel de instrumentos, que possui nova fonte numérica. De acordo com a BMW, o espaço do porta-malas, com os assentos rebatidos, chega a 1.600 litros. Outro item opcional é o teto solar elétrico panorâmico.

Novo BMW X3 Foto Divulgação

Interessados no novo X3 terão à disposição duas opções de motorização – xDrive20d e xDrive35i –, ambas com sistema de tração integral de série. Na primeira versão, o bloco 4 cilindros 2.0 turbodiesel gera 184 cv a 4.000 rpm e 38,7 kgfm de torque entre 1.750 rpm e 2.750 rpm. Segundo a fabricante, nesta configuração o carro acelera de 0 a 100 km/h em 8s5 e atinge 210 km/h de velocidade máxima. Seu consumo médio de combustível gira em torno dos 17 km/l. O modelo poderá ser equipado com câmbio manual ou automático de até 8 marchas.

Novo BMW X3 Foto Divulgação

A opção xDrive35i, que estará no Salão de São Paulo, em outubro, é movida pelo propulsor de 6 cilindros em linha 3.0 turbo com sistema de injeção direta de gasolina capaz de desenvolver 306 cv a 5.800 rpm e 40,7 kgfm de torque já em 1.300 rpm. Este modelo ainda conta com sistema Start/Stop de fábrica, que desliga o motor quando o veículo encontra-se parado, como em congestionamentos e semáforos, e volta a ligá-lo no momento em que o motorista aciona o acelerador. Conforme divulga a BMW, essa versão do X3 parte da imobilidade aos 100 km/h em 5s7 e atinge a velocidade máxima de 245 km/h. Já seu consumo médio é de 11,7 km/l.

Novo BMW X3 Foto Divulgação

As vendas do novo X3 no Brasil deverão ter início logo após o Salão do Automóvel. ( Fonte: Carro Online)

São Gonçalo: Duas pessoas morrem carbonizadas em acidente na BR-381

 

Duas pessoas morreram carbonizadas na madrugada deste sábado no km 371 da BR-381, em São Gonçalo do Rio Abaixo. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não há como reconhecer os corpos que estão totalmente carbonizados. De acordo com as primeiras informações da PRF, um Vectra pegou fogo depois de bater de frente com uma carreta.

O Corpo de Bombeiros foi acionado. Além das vítimas fatais, a batida deixou outras duas pessoas gravemente feridas. O trânsito está parcialmente interditado nos dois sentidos da rodovia. A polícia ainda não sabe em qual sentido aconteceu a batida, quais as circunstâncias que causaram o acidente, as placas dos veículos envolvidos e os nomes das vítimas. (Com informações do Estado de Minas)

O comentário de Fernando Rocha

 

fernando A nova casa

Fui a Sete Lagoas na última quarta-feira, onde trabalhei como comentarista da Rádio Vanguarda no jogo Atlético 3 x 2 Atlético/GO, a fim de conhecer o Estádio Joaquim Nogueira, que atende pelo carinhoso apelido de “Arena do Jacaré”, a nova “casa” do futebol mineiro, onde os três grandes times da capital – Atlético, Cruzeiro e América -, vão jogar até que fiquem prontas as reformas do Independência e Mineirão visando a Copa de 2014.

Claro que dá uma dor de cotovelo, mas procurei analisar e escrever o que penso norteado apenas pelo sentimento da razão e sem me deixar levar pelo emocional. Até porque sempre gostei de visitar Sete Lagoas, agora ainda mais pela amizade com dois de seus filhos ilustres, os jornalistas Chico Maia e Alex Lanza, brilhante repórter da nova geração e nosso colega no rádio-esportivo.

Distante apenas 81 Km da capital, percurso que pode ser feito em cerca de 30 minutos em pistas duplicadas da BR-040, embora o asfalto careça de uma reforma urgente, não há como negar que a “Arena do Jacaré” se tornou uma opção muito interessante, se comparada ao que pode oferecer de menos em relação ao Ipatingão.

· O gramado, mesmo de dimensões reduzidas (105 x 68 contra 110 x 75 do Mineirão-Ipatingão) é de excelente qualidade, muito bem cuidado pelo pessoal da ADEMG, a mesma autarquia que administra o Mineirão e que tomará conta do estádio nos próximos dez anos em regime de comodato. As cadeiras instaladas são inferiores às do Ipatingão, principalmente quanto à sua anatomia, provocando desconforto em quem as utiliza , mesmo que seja no pouco tempo em um jogo de futebol. Além disso, estavam sujas com poeira e restos de materiais de construção.

· Quanto às instalações de vestiários, bares, banheiros, tudo cheira a novinho em folha. Prático e bonito. O problema ou gargalo maior está no atendimento à imprensa em geral, pois é que neste país os engenheiros, arquitetos, gestores, desconhecem a importância do nosso trabalho e quando projetam a construção ou reforma de estádios, ginásios ou qualquer equipamento esportivo, desprezam a imprensa e suas necessidades, como se este mercado bilionário pudesse existir sem a nossa presença.

· Na “Arena do Jacaré” foram cosnstruidos apenas doze cabines para para abrigar mais de 200 profissionais de rádio, jornais e TV, que normalmente trabalham na cobertura de jogos da dup0la Rapo-Galo noo Campeonato Brasileiro. A diretoria da ADEMG segue a mesma filosofia adotada no Mineirão, onde age de forma parcial beneficiando a emissora que detém os direitos de transmissão, além de mais duas ou três rádios da capital, dando-lhes toda a assistência e mordomias, enquanto os demais que se explodam.

· Vale ressaltar que em defesa das emissoras de rádio assíduas, jornais da capital, entre outros, acomodados em um autêntico “poleiro”, sem as mínimas condições técnicas e humanas para se trabalhar, a nossa entidade de classe, AMCE – Associação Mineira de Cronistas Esportivos -, tem feito todo o esforço possível para que a situação melhore, mas até agora as críticas e sugestões do presidente Carlos Cruz, entre outros diretores, não foram acatadas.

· Temo pela segurança de todos que lá estarão para trabalhar ou torcer nos grandes jogos já programados, como por exemplo os dois clássicos Atlético x Cruzeiro, mesmo que sejam feitos de forma esdrúxula como se tem anunciado, com a presença de uma só torcida. A conclusão ou a pergunta que deixo para as autoridades envolvidas, principalmente as nossas, em Ipatinga, acometidas de um momento letárgico, não sei se proposital ou esporádico, é a seguinte: se as mesmas regras ou leis, que hoje restringem a capacidade do Ipatingão para 11 mil torcedores, forem aplicadas com o mesmo rigor à “Arena do Jacaré”, será que o estádio de Sete Lagoas seria hoje o novo palco do futebol mineiro? (Fecha o pano!)

E-mail: bolaarea@yahoo.com.br

14 de jul. de 2010

Fiat Idea 2011 - A moda das curvas

 

A Fiat já produz e estoca a linha 2011 do Idea que, pela primeira vez, é reestilizado para o mercado brasileiro. As mudanças se concentram no desenho do capô, conjunto óptico, para-choques e tampa do porta-malas, que ganharam traços mais arredondados, a exemplo de modelos europeus da marca, como mostra o flagrante do Estado de Minas. Entre as opções de motores, estão os novos 1.6 16V e 1.8 16V E.torQ, que estrearam no Punto. O faturamento para as concessionárias será iniciado em agosto.
Quando estreou no Brasil, em setembro de 2005, o Idea era anunciado pela Fiat como “a minivan com a marca da ousadia”. Os anos se passaram e o estilo meio quadradão precisava acompanhar novas tendências, já aplicadas no hatchback Bravo, cotado para ser lançado no país ainda este ano, e na station-wagon Croma. Pensando assim, o fabricante optou por mesclar curvas à carroceria elevada.
A começar pelos faróis, com duplo canhão de luz e desenho mais encorpado, como o para-choque dianteiro. A grade, de corte reto em sua base, repete solução adotada no Punto Evo, mais discreta que a atual. Visto de perfil, o monovolume exibe novas maçanetas e retrovisores ligeiramente maiores, com luzes de direção integradas, restritas até então à versão Adventure. A variação aventureira, a propósito, virá com molduras laterais semelhantes às da dupla Palio e Strada Adventure.



Quem achava a traseira do Idea pouco atraente poderá se surpreender com as lanternas esbeltas e que iluminam com LEDs (diodos emissores de luz). A placa de identificação passa a ter abrigo no para-choque e a tampa do porta-malas traz um ressalto na altura do logotipo Fiat. Para acompanhar o formato das novas lanternas, o vidro traseiro repete o estilo mais redondo. Uma nova linha de calotas e rodas virá de acordo com as versões.

CINCO VERSÕES Acima da opção inicial Attractive, que mantém o motor 1.4 Fire, está o acabamento Essence, combinado às duas opções de propulsores E.torQ. A Adventure deixa o 1.8 de origem Powertrain para dar vez ao 1.8 16V E.torQ, mesma motorização da inédita versão Sporting. De apelo esportivo, terá faróis, lanternas e rodas escuredidos, além de bancos decorados em vermelho, saias e aerofólio traseiro.
O interior não muda tanto como por fora. No painel, há apenas nova instrumentação e volante, por sua vez inspirado no usado pelo Punto nacional, sem controles de rádio e de computador de bordo integrados. Bancos e tecido das portas com padrões de cores e desenho revistos são as outras novidades.

fonte: vrum

Governo brasileiro quer proibir pais de dar palmada em crianças

 

Pais, professores, cuidadores de menores em geral podem ficar proibidos de beliscar, empurrar ou mesmo dar “palmadas pedagógicas” em menores de idade. Um projeto de lei que proíbe a prática do castigo físico será assinado nesta quarta-feira (14) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para marcar os 20 anos de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A medida visa garantir o direito de uma criança ou jovem de ser educado sem o uso de castigos corporais ou “tratamento cruel e degradante”. Atualmente, a Lei 8.069, que institui o ECA, condena maus-tratos contra a criança e o adolescente, mas não define se os maus-tratos seriam físicos ou morais. Com o projeto, o artigo 18 passa a definir “castigo corporal” como “ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso da força física que resulte em dor ou lesão à criança ou adolescente”. Para os infratores, as penas são advertência, encaminhamento a programas de proteção à família e orientação psicológica.

“A definição proposta se aplica não só para o ambiente doméstico, mas também para os demais cuidadores de crianças e adolescentes – na escola, nos abrigos, nas unidades de internação. O projeto busca uma mudança cultural”, diz a subsecretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Oliveira. Segundo ela, “1/3 das denúncias no Disque 100 refere-se à violência doméstica, seja na forma de negligência ou de maus tratos”.

Será necessário o testemunho de terceiros – vizinhos, parentes, funcionários, assistentes sociais – que atestem o castigo corporal e queiram delatar o infrator para o Conselho Tutelar. Vale lembrar que, no caso de lesões corporais graves, o responsável é punido de acordo com o Código Penal, que prevê a pena de 1 a 4 anos de prisão para quem “abusa dos meios de correção ou disciplina”, com agravante se a vítima for menor de 14 anos. (Agência Estado)

Brasileirão – Luxemburgo confirma a presença de Diego Souza contra o Atlético-GO

 

diegosouza_site_30 Principal contratação do Atlético mineiro em 2010, o meia Diego Souza será relacionado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo para o jogo desta quinta-feira, às 21h (de Brasília), contra o Atlético-GO. O jogador, que ficou cerca de dois meses parado – após ser afastado do Palmeiras –, participou de todo o coletivo desta terça-feira, na Cidade do Galo, no time reserva.

- O Diego viaja. Vamos tentar colocá-lo em condição para quinta-feira – afirmou o técnico Luxemburgo.

Inicialmente, a estreia de Diego Souza estava planejada para o dia 21 de julho, diante do Internacional, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. A antecipação, segundo o treinador, se deve à boa condição física do jogador e também às ausências de Daniel Carvalho e Edison Méndez, que só poderão estrear após a abertura da janela de transferências internacionais, em 3 de agosto.

- Falei que ele só deveria estrear contra o Inter. Mas, pela necessidade do Atlético-MG e pelo momento que estamos vivendo, ele tem condição de jogar 25 ou 30 minutos, porque é um atleta – justificou Luxemburgo.

No entanto, para ser relacionado, Diego Souza ainda precisa ser inscrito no BID da CBF, o que deve acontecer nesta quarta-feira. (GE)

Agora é pra valer! Cruzeiro enfrenta o Atlético-PR hoje à noite pelo Brasileirão

 

cuca_treinocruzeiro_vip.jpg300 Assim como qualquer jogador de futebol, o técnico Cuca não esconde a ansiedade pela estreia. Nesta quarta, às 19h30m (de Brasília), contra o Atlético-PR, na Arena da Baixada, o treinador comandará a equipe do Cruzeiro pela primeira vez em um jogo oficial. O novo comandante celeste revelou qual é o sentimento para o início da caminhada.

- Lógico que não é uma situação normal de jogo. É o primeiro, e você tem o desejo de começar bem, das coisas se encaixarem desde o início para ganhar uma certa tranquilidade para a sequência do trabalho.

Natural de Curitiba, Cuca não se sentirá em casa e sabe das dificuldades que enfrentará no Sul. Mas um apoio especial deverá amenizar a pressão da estreia.

- Curitiba é a casa do Atlético-PR. Mas, apesar de sermos visitantes, nós vamos ter uma torcida maior porque a família toda vai estar lá.

O treinador sabe que o longo jejum de vitórias da Raposa sobre o Furacão em terras paranaenses incomoda bastante. Afinal de contas, são sete anos sem conquistar os três pontos na Arena da Baixada. Por isso, o treinador pede atenção para que a equipe consiga quebrar esse tabu negativo.

- Você pode jogar com o Atlético-PR na liderança ou na lanterna que terá dificuldades. Lá é muito difícil jogar. Eles vão ter oportunidades, mas nós também teremos e temos que saber aproveitá-las. Basta ter atenção na marcação desde o início.

Na última partida entre as duas equipes na Arena da Baixada, em setembro do ano passado, pelo segundo turno do Brasileirão, houve empate por 1 a 1. Marcinho marcou para os paranaenses, e o zagueiro Leonardo Silva, que ainda se recupera de cirurgia no joelho direito, fez para os mineiros.

Apesar da mudança de treinador, daquele time do Cruzeiro, comandado por Adilson Batista, apenas o zagueiro e o volante Marquinhos Paraná, que ficará no banco, diferem da equipe que começará jogando.

Por isso, Cuca acredita que o Cruzeiro leva ligeira vantagem sobre o Atlético-PR, que também mudou de treinador e contratou dez jogadores durante a intertemporada.

- O Cruzeiro tem um entrosamento maior. Mudou pouca coisa. É tirar o máximo do entrosamento desses jogadores. Procurei dar ênfase ao setor defensivo porque é o que mudou. Agora é Gil e Caçapa. Nesse fator, a gente pode ter uma vantagem pequena. (Com agências)

Nissan lança March no Japão; carro também virá para o Brasil

timthumb.php

A Nissan apresentou nesta terça-feira (13), no Japão, o compacto March. O carro é chamado de Micra na Europa e também deverá vir para o Brasil com esse nome. Os veículos que serão vendidos no Japão serão feitos na Tailândia, mas ganharão acabamento no país de destino, avisou o diretor Toshiyuki Shiga. “É importante entregar qualidade onde quer que seja feita a produção.”

O March é o veículo mais barato fabricado pela Nissan e, no Japão, sairá por 999.600 ienes (cerca de US$ 11.000). Ele também será feito na Índia, China e México, de onde deverão vir os carros que serão disponibilizados no mercado brasileiro. Em abril passado, a Nissan declarou que pretendia aumentar a presença no país com dois modelos até o final de 2011: o March/Micra e o Tiida sedã.

Ipatinga implanta novo sistema de monitoramento da dengue

 

combate-dengue-ipatinga A partir desta semana, a Prefeitura de Ipatinga, a 95 quilômetros de Itabira, está implementando o sistema de monitoramento da dengue. Além de manter na rua os agentes de controle de endemias na realização de suas atividades, a Secretaria de Saúde passa a utilizar um sistema inovador, denominado Monitoramento Inteligente da Dengue (MI), capaz de informar dados da dengue por meio de armadilhas montadas em residências. Em Ipatinga, serão 800 equipamentos divididos em todos os bairros, que começam a ser montados esta semana.

Inicialmente, serão 52 semanas de monitoramento, nas quais os agentes vão visitar as residências com os equipamentos uma vez por semana e coletar dados. A Secretaria de Saúde vai acompanhar as informações pela internet. Com o relatório, a Vigilância Epidemiológica e Centro de Controle de Zoonoses vão planejar ações específicas de acordo com a realidade de cada localidade.

“É mais um meio de combate à dengue. Com os dados em mãos vamos pontuar melhor nossas ações. É bom lembrar que este ano o número de casos notificados da dengue diminuiu com relação aos anos anteriores. Isso graças a um esforço da comunidade. O trabalho de conscientização deve permanecer”, avalia o prefeito Robson Gomes.

A secretária de Saúde, Eliane Medeiros, reforça que Ipatinga sai ganhando ao implantar o programa. “A ação foi possível graças a uma parceria com a Secretaria de Estado de Saúde. Nossa cidade está entre poucos municípios escolhidos para realizar este tipo de monitoramento”, disse. Já a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Ilza Ribeiro esclarece que os agentes de endemias continuam nas ruas. “O trabalho de visitação nas casas continua normalmente. Este monitoramento vai nos ajudar a detectar vetores e conseguir informações que o agente não recolhe”, informa.
Pesquisadores da UFMG desenvolveram engenhoca

O Monitoramento Inteligente da Dengue (MI Dengue) é um sistema de monitoramento do vetor da Dengue, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), capaz de informar sobre o tamanho da população de adultos de aedes aegypti e sua localização numa determinada área urbana, 24 horas por dia.

O sistema consiste no uso de armadilhas com cairomônios que atraem fêmeas do mosquito aedes aegypti quando estas procuram por criadouros disponíveis em imóveis para postarem seus ovos. Estas armadilhas são distribuídas em pontos estratégicos da área a ser monitorada com localização via GPS e são vistoriadas a cada semana.

Um sistema integrado de informações georreferenciadas informa o número de mosquitos coletados em cada armadilha. O resultado são mapas, gráficos e relatórios constantes, que informam em tempo real sobre a população do mosquito aedes aegypti na área monitorada.

A tecnologia proporciona aos Gestores de Saúde e Vigilância Entomológica e Epidemiológica a chance de agir contra o aedes aegypti com mais agilidade. (Com assessoria de comunicação PMI)

Ipatinga terá Fest Country

 

O público que curte rodeio e música sertaneja terá um cardápio repleto de atrações no terceiro fim de semana do mês.

Entre os próximos dias 22 e 25, Ipatinga sediará sua primeira edição do Fest Country, na área do Kartódromo Emerson Fittipaldi.

A estrutura será semelhando ao mesmo festival já realizado em Timóteo por três anos.

As atrações de Ipatinga são, respectivamente, João Bosco e Vinícius; Maria Cecília e Rodolfo; Jorge e Mateus e Eduardo Costa. Todos os dias a programação contará com shows regionais e rodeio em touros e cavalos.

A locução será de Adriano Duarte. O evento, realizado pela Agência 1, terá uma mega estrutura com camarotes empresarial e oficial e praça de alimentação.  
Abertura
O Fest Country será aberto pela dupla João Bosco e Vinícius. Eles se conheceram em 1991. A dupla começou a cantar em bares, e em 1999 rumaram do interior pra capital sul-matogrossense Campo Grande, quando João Bosco começou a cursar Odontologia e Vinícius ingressou na faculdade para fazer Fisioterapia.

O público da dupla passou a ser composto basicamente de universitários. Lançaram o primeiro álbum em 2002, chamado “Acústico no Bar”, e vendeu 40 mil cópias no Mato Grosso do Sul. O segundo disco, “João Bosco & Vinícius”, foi lançado em 2003.

O terceiro álbum e primeiro DVD da dupla saiu em 2005, com o título “João Bosco & Vinícius - Ao Vivo 2005”. A canção de maior sucesso foi "Quero Provar Que Te Amo".

Em 2007, foi lançado o quarto disco e segundo DVD, “Acústico pelo Brasil”, com destaque para "Vou Doar Meu Coração", que teve participação de César Menotti e Fabiano.

Em 2009 sai o álbum “Curtição”, com os sucessos "Sufoco", "Chora, Me Liga", "Curtição" e "Coração Só Vê Você". Esses e muitos outros sucessos vão marcar o show da dupla em Ipatinga.

Ingressos

Os interessados podem adquirir os ingressos a preços promocionais no quiosque montado no Shopping do Vale do Aço e nas lojas Express da região. Informações sobre o camarote empresarial podem ser obtidas pelo telefone: 3824-6154. Sobre as outras áreas do show basta ligar para 3827-9444.

Semáforos do Caladinho em dez dias

 

Cinco semáforos foram instalados no bairro Caladinho de Cima. Os equipamentos foram colocados no cruzamento entre a avenida Tancredo de Almeida Neves e as ruas Caramuru, Tupi e Tapajós. Além dos semáforos, serão colocadas placas de sinalização, indicativas e de advertência. A previsão é que os sinais comecem a funcionar em dez dias. O custo total dessas intervenções feitas pela administração municipal é da ordem de R$ 130 mil.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Galba Gomes, um estudo foi feito sobre a necessidade de se instalar os conjuntos semafóricos no local. A conclusão da análise é que o trecho apresenta alto índice de acidentes, devido ao intenso trânsito de veículos, pedestres e ciclistas. Próximo de onde ocorrem as intervenções funciona uma escola estadual. Em horários de pico, a situação fica complicada. “Antes de fazer o projeto, fizemos estudos dos impactos que o trânsito causaria no dia a dia. Então, houve essa necessidade devido aos frequentes acidentes”, disse Galba.

O pedreiro Marcílio Martins Nazaré, 38, mora na rua Tupi e conta que por várias vezes presenciou acidentes. “Agora não vai morrer mais gente. É acidente quase todo dia aqui. Muito perigoso mesmo”, considera.

A dona de casa Graciele Loures dos Santos, 21, informou que em horário de pico a situação fica perigosa. Segundo relata, ela já ficou mais de vinte minutos à espera de uma oportunidade para atravessar a avenida Tancredo Neves. “Tem dia que é impossível fazer qualquer tentativa de travessia e nenhum carro deixa a gente passar. O jeito é ficar esperando”, disse.

O motorista José Veredito de Godoy, 65, que faz o percurso todos os dias entre Fabriciano e Ipatinga, espera que a sinalização proporcione mais respeito no trânsito. “Agora todos terão que parar. Não tem jeito”, pondera.
Ainda segundo o secretário de Obras, outros dois semáforos serão colocados na avenida, nas proximidades da Univale.
Avanço de sinal
No local onde ocorre a instalação de semáforos existe um equipamento de avanço de sinal, instalado por uma empresa contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), antes de a avenida ser municipalizada, em janeiro deste ano.
De acordo com o secretário de Obras, Galba Gomes, um ofício já foi encaminhado à empresa solicitando a retirada do equipamento. Caso o pedido não seja atendido em 15 dias, o secretário garantiu que a prefeitura vai fazer esse procedimento.
Radares
Os dois radares que já foram instalados ao longo da avenida Tancredo Neves começarão a funcionar no dia 1º de agosto. Ainda estão previstos para o trecho outros seis pardais: três no sentido Fabriciano - Ipatinga e três no sentido contrário.
No entanto, a instalação dos seis controladores de velocidade depende da intervenção do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

fonte: Diário do Aço

O comentárido de Fernando Rocha

 

fernando Como vai ser

Futebol é um jogo coletivo que se joga com os pés, daí “entrosamento” ser a palavra-chave, pois sem ele não se consegue pôr em prática fundamentos básicos mais simples, como por exemplo, a troca de passes, ponto forte da Espanha campeã mundial.

Então, vamos saber a partir de hoje, se o time atual do Cruzeiro, cuja base vem sendo mantida há mais de dois anos e o tal de “entrosamento” decantado em prosa e verso como seu ponto forte, não conseguiu êxito nas principais competições disputadas neste período, sob o comando de Adílson Batista, mais por culpa dos próprios jogadores ou se por conta das invenções táticas do ex-treinador.

Cuca, o novo “professor”, é um dos poucos técnicos do futebol tupiniquim que me agrada pelo modo como enxerga o futebol, privilegiando muito mais a técnica do que a força.

Agora, a grande incógnita: concordo plenamente que a vitória da Espanha neste Mundial tenha significado o fim do estilo “guerreiro”, da técnica sobre a força recurso utilizado pela Holanda, mas resta saber até que ponto os nossos “técnicos-professores-doutores”, vão assimilar e pôr em prática este novo conceito de jogar futebol neste reinício de Brasileirão.

· O Galo de Vanderlei Luxemburgo ainda está anos-luz distante do que deseja seu comandante e a torcida, no que diz respeito ao “entrosamento”. Torna-se natural e até compreensível algumas péssimas atuações na fase de jogos-treinos, mas é inaceitável para o padrão de investimentos feitos pelo clube na montagem do elenco, que a equipe não demonstre absolutamente nada em termos táticos, um amontoado de pernas-de-pau perdidos dentro de campo.

· De cada dez pessoas perguntadas se gostam ou não do narrador da Globo, Galvão Bueno, acho que nove vão reprovar o seu trabalho. Na verdade, esta é mais um hipocrisia explícita da nossa parte, pois mesmo quando se tem outra opção, a maioria não deixa de acompanhá-lo na telinha. Foi assim em toda a Copa da África do Sul e em tantas outras que ficaram prá trás. Só na partida final de domingo, a Globo cravou 27 pontos na média da audiência apurada pelo Ibope, enquanto a Band ficou com 10.

· Galvão Bueno pode ter lá seus defeitos, mas é um profissional exemplar, acima da média em quase tudo que faz. Porém, os últimos episódios ocorridos no Mundial da África, o desgaste evidente com o público, a batida de frente com o ex-técnico Dunga, o fizeram ensaiar um discurso de aposentadoria no final da transmissão de domingo. “Após 32 anos narrando jogos do Mundial, este narrador se despede de uma Copa do Mundo em outro país”, disse Galvão Bueno. Faltou só imitar Zagallo e dizer que, porém, até 2014 “vocês vão ter que me aturar”. (Fecha o pano!)

E-mail: bolaarea@yahoo.com.br

13 de jul. de 2010

Cremação de sobrinha de ator é suspensa para novo exame


Foi suspensa a cremação do corpo da professora universitária e psicóloga Telma Fontoura, 53 anos, que seria realizada no final da tarde desta terça-feira em um crematório de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba (PR). O corpo vai passar por novos testes no Instituto Médico Legal (IML). Exames iniciais indicaram marcas de estrangulamento no corpo da professora, mas o laudo final deve ficar pronto somente em 30 dias.
O cancelamento da cremação foi confirmado apenas por familiares de Telma Fontoura, professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) há 27 anos e sobrinha do ator Ary Fontoura. Os parentes acreditam que novos exames podem auxiliar na investigação sobre o crime.
A professora foi encontrada morta na segunda-feira na praia de Shangri-la, no município de Pontal do Paraná, no litoral do Estado. Ela estava de férias da universidade e foi descansar na casa de veraneio. No final da tarde de domingo foi caminhar na orla e desapareceu. Familiares, autoridades e até pescadores da região ajudaram nas buscas pela professora, cujo corpo foi encontrado enterrado na areia, em uma cova rasa. A polícia ainda não sabe quem cometeu o crime e qual foi a sua motivação.

Veja dicas para o concurso do Ministério Público da União

 

O concurso do Ministério Público da União, cujo edital foi divulgado na última semana, é um dos mais esperados do semestre. As inscrições estão abertas para quem tem nível médio e superior. Há oportunidades em todo o país para profissionais de qualquer área e para quem tem formação específica – técnicos e analistas. Estão envolvidas carreiras pouco usuais, como medicina, arqueologia e biologia, entre outras.

São 594 vagas, mas existe um projeto de lei (5491/09) em tramitação que propõe a criação de 6.804 cargos para o MPU. Com isso, é razoável esperar que sejam nomeados mais aprovados do que o previsto. O salário vai de R$ 3.993,09, para nível médio, a R$ 6.551,52, para nível superior. As provas estão marcadas para 11 (cargo de analista) e 12 de setembro (técnico).

Questões multidisciplinares
Houve surpresas no edital. Mudou a organizadora, que deixa de ser a Fundação Carlos Chagas (FCC), do concurso anterior, e vem o Cespe-UnB, que costuma ter questões do tipo “certo e errado”. Cada marcação incorreta representa 0,5 ponto negativo; isso é uma vantagem, pois o candidato pode arriscar um pouco mais nos casos em que tiver dúvida. Quando a cada erro era descontado um ponto, era preciso mais cuidado.

Outra característica importante dessa banca são as questões multidisciplinares. Não adianta estar muito bem preparado em algumas matérias e muito perdido em outras –isso pode comprometer a análise dos itens que contiverem informações sobre mais de um assunto e resultar em erros.

Quem vinha se preparando com base no edital do concurso de 2006 pode ter ficado decepcionado: mudaram todas as disciplinas específicas. De qualquer forma, quem já vinha estudando sai na frente em relação às básicas, que se mantiveram.

Estratégia de estudo
A melhor estratégia de preparação para concurso público é sempre iniciar o estudo pelas matérias básicas, que não costumam sofrer alterações no edital. O domínio dessas disciplinas deixa o candidato mais à vontade na distribuição do tempo após a publicação do edital, quando poderá priorizar o estudo das específicas.

Divulgado o edital, é preciso cuidado para não deixar de lado a manutenção das básicas, que representam recurso importante na hora da prova –vantagem sobre os candidatos de última hora, que têm de estudar tudo ao mesmo tempo.

Assim, as orientações principais para esses dois meses são: preparar um quadro com horários de estudo e distribuir as disciplinas a serem estudadas a cada dia. É importante dedicar mais tempo àquelas para as quais se está menos preparado, separando um período para revisões dos conteúdos já conhecidos.

Provas anteriores da organizadora
Fazer provas anteriores do Cespe também é essencial para estar mais acostumado ao tipo de questões e perceber os detalhes que costumam fazer a diferença ao examinar a prova. Candidato que conhece bem o estilo da banca garante melhor resultado do que aquele que se dedicou somente ao estudo da teoria.

Para quem inicia a preparação a partir da publicação do edital, é mais vantajoso estudar a partir das provas anteriores da organizadora e depois seguir para a teoria solicitada nas questões. Isso trará mais objetividade ao estudo, essencial para quem tem pouco tempo para se familiarizar com muitos assuntos novos.

Chance em dobro
No edital do MPU, a similaridade de matérias para os cargos de técnico e analista, acrescida do fato de que as provas acontecerão em dias diferentes, sugere que quem tem nível superior deve considerar a possibilidade de se inscrever para os dois cargos. Claro que existe o risco do cansaço na segunda prova - cada um deve avaliar suas condições. Por outro lado, as chances de aprovação também são ampliadas.

Título novo é obrigatório

 

Os 14 mil eleitores de Santana do Paraíso já podem ir até o cartório eleitoral da 130ª Zona, no Fórum Valéria Vieira Alves, para retirar o novo título de eleitor. Os documentos precisaram ser alterados em razão da transferência da comarca eleitoral de Mesquita para Ipatinga.

A chefe do cartório, Carla Fachinetti, lembra que a apresentação do título será obrigatória nas eleições de outubro, acrescentando que não será possível votar com o título antigo. Além disso, quem deixar para buscar o documento nas proximidades do pleito poderá enfrentar filas, alerta.

Para votar nas eleições gerais de outubro, o eleitor deverá apresentar ainda um documento de identificação com foto, que pode ser: carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

Não será admitida a certidão de nascimento ou casamento como prova de identidade do eleitor.
Prazos
Quem perdeu o título de eleitor tem até o dia 23 de setembro para solicitar a segunda via e até 4 de agosto para tirá-lo em cartório eleitoral fora da cidade onde vota. O cadastro dos eleitores aptos a votar nas eleições de outubro foi fechado no dia 30 de maio. 

Prazo para justificar termina em 29 de julho

Os eleitores que estavam aptos a votar na eleição extemporânea de Ipatinga, realizada no dia 30 de maio, e não justificaram a ausência no pleito têm até o próximo dia 29 para apresentar a justificativa ao juiz eleitoral de seu respectivo cartório.
O formulário poderá ser entregue em qualquer cartório eleitoral do país, que o remeterá para o juiz eleitoral do município.

Enquanto não regularizar a sua situação com a Justiça Eleitoral, o eleitor não poderá inscrever-se em concurso ou prova para o cargo ou função pública; investir-se ou empossar-se neles; receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público; participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos Estados, dos Territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias; obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros.

Já o eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada e, após seis anos, será excluído do cadastro de eleitores.

Mudança no horário dos cartórios eleitorais

Desde ontem, os cartórios eleitorais do interior do Estado estão funcionando em novo horário. Somente às quartas-feiras o expediente foi mantido das 10h às 16h. Nos demais dias, o funcionamento passou a ser das 12h às 18h. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os plantões de fim de semana serão decididos pela Corregedoria do Tribunal a cada mês, de acordo com a necessidade do trabalho.

Em caso de dúvidas, os interessados podem ligar para o Disque-Eleitor (3291-0004) ou pode ainda consultar o site do Tribunal (www.tre-mg.gov.br).

Na secretaria do TRE, o trabalho em regime de plantão começou no último final de semana (10 e 11), devendo se estender até as eleições de outubro, conforme determina o calendário eleitoral.

O horário para funcionamento do protocolo judiciário e do atendimento dos setores ao público externo (advogados, candidatos, partidos, jornalistas), nos finais de semana e feriados, é das 12h às 19h. Nos dias úteis, o horário de atendimento permanece das 7h às 19h.

Segundo a Portaria 84/2010 da presidência do Tribunal, “os prazos fixados em horas, que porventura vencerem em período compreendido entre o horário de fechamento e o de abertura do protocolo judiciário, ficam automaticamente prorrogados para o término da primeira hora de início de seu funcionamento”.

fonte: Diário do Aço

Cremação de sobrinha de ator é suspensa para novo exame

 

Foi suspensa a cremação do corpo da professora universitária e psicóloga Telma Fontoura, 53 anos, que seria realizada no final da tarde desta terça-feira em um crematório de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba (PR). O corpo vai passar por novos testes no Instituto Médico Legal (IML). Exames iniciais indicaram marcas de estrangulamento no corpo da professora, mas o laudo final deve ficar pronto somente em 30 dias.

O cancelamento da cremação foi confirmado apenas por familiares de Telma Fontoura, professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) há 27 anos e sobrinha do ator Ary Fontoura. Os parentes acreditam que novos exames podem auxiliar na investigação sobre o crime.

A professora foi encontrada morta na segunda-feira na praia de Shangri-la, no município de Pontal do Paraná, no litoral do Estado. Ela estava de férias da universidade e foi descansar na casa de veraneio. No final da tarde de domingo foi caminhar na orla e desapareceu. Familiares, autoridades e até pescadores da região ajudaram nas buscas pela professora, cujo corpo foi encontrado enterrado na areia, em uma cova rasa. A polícia ainda não sabe quem cometeu o crime e qual foi a sua motivação.

Especialistas preveem que Apple fará recall do iPhone 4

 

A Apple poderá ser obrigada a fazer um recall do iPhone 4. Especialistas em relações públicas já consideram "inevitável" a decisão depois que a revista americana de avaliação de produtos Consumer Reports atestou que a "antena da morte", como foi batizada, do aparelho não é um problema de software, como alega a empresa, mas de equipamento.

"A Apple será forçada a fazer um recall deste produto", disse Matthew Seeger, especialista em gerenciamento de crises, ao site americano Cult of Mac. "A imagem da marca é a coisa mais importante que a Apple tem. Isso é potencialmente devastador".

À medida em que as queixas sobre a falta de sinal do iPhone 4 se proliferam, os especialistas ouvidos pelo site concordam que a situação da Apple fica mais insustentável. Chris Lehane, chamado de "mestre do desastre" quando fez parte da equipe do ex-presidente Bill Clinton durante a crise gerada pelo escândalo com a ex-estagiária Monica Lewinski, defendeu que a empresa responda com uma medida mais "significante" do que uma atualização de software.

Até o momento a Apple alega que as falhas de sinal não ocorrem realmente e sim são informadas erradamente pelo visor do iPhone. a companhia prometeu disponibilizar um software para corrigir o problema, o que ainda não aconteceu. Mas o devastador relatório da Consumer Reports, uma publicação respeitada, que recomendou aos leitores que não comprem o iPhone 4, poderá levar a uma mudança.

Larry Barton, outro especialista em gerenciamento de c rises e autor do livro Crisis Leadership Now, defendeu que a Apple "apague logo o fogo". "Deve haver uma resposta ao estilo militar a essa questão, mas não estamos vendo esse tipo de urgência", criticou.

Muitos gols na primeira rodada da VI Copa Tv Cultura

 

tv cultura Aconteceu ontem a noite no Ipaminas a abertura da VI copa
Tv Cultura-Disbam de futebol soçaite, Onze gols foram marcados em dois jogos. Cerca de 500 torcedores acompanharam as
partidas.
Na preliminar o Ipaminas venceu a Copasa por 4 x 3. Rodrigo
duas vezes, Léo e Bruno fizeram os gols do time da casa.
Carlos , Arthur e Montanha marcaram para a Copasa que
terminou o jogo com dois jogadores expulsos.

No jogo de fundo a Conenge não teve dificuldades para derrotar
a Fadipa por 3 x 1. Samis foi o grande nome da noite marcando os três gols da Conenge.Leonan descontou para Fadipa.

A competição terá seqüência nesta quarta-feira . No clube da
AABB jogam , as 19:10, O.A.B X Disbam e as 20:10 se
enfrentam Agência 1 x Djafer . A Sucateira Vale do Aço folga
na primeira rodada.


A competição e uma realização da LDI, e conta com importantes
apoiadores ,Js Imóveis,Vital Engenharia Ambiental, Sindipa,
Icoferme, Garota de Ipanema,Fisio Life, Lana Vídeo, Frigonando,
Ipê R. Clube e Diário do Aço.

Mudança na lei do divórcio divide opiniões

 

A alteração feita na lei do divórcio, na prática, facilita principalmente a vida de quem pretende se casar de novo. Se antes era preciso ficar atrelado judicialmente ao ex até cumprir o prazo estipulado pela lei - dois anos de separação de corpos comprovada ou um ano de separação judicial -, agora o casal pode se desvincular até no mesmo dia, se houver total consenso. Mas a agilidade que o processo vai ganhar ainda é contraposta por quem defende que será um estímulo à banalização do casamento.
Após dois anos e meio de casamento, a bancária Valéria Lousada e o ex-marido decidiram que a vida em comum não valia mais a pena. Pouco depois, ele resolveu se casar novamente com outra pessoa. Mesmo sem filhos e com a decisão tomada em consenso, eles conseguiram o divórcio somente um ano e meio depois de entrarem com um pedido de separação judicial. “Se fosse hoje, tudo seria mais rápido”, comenta a bancária. Ainda assim, Valéria discorda em parte da mudança. “A praticidade ajuda, mas, por outro lado, banaliza o casamento e elimina aquele período de maturação em que o casal pode pensar se é isso mesmo que quer”, afirma.
Com base nesse mesmo argumento, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou ao Senado, em dezembro de 2009, uma nota criticando a PEC, já em tramitação à época. “É fundamental que se considere que o divórcio que demora entre quatro e vinte minutos, banaliza a família, fomenta a irresponsabilidade, promove a facilidade e não deixa espaço à ponderação”, dizia o documento.
Recurso - Na votação final da proposta, quatro parlamentares foram contrários à sua aprovação, seguindo o que orientou a CNBB. Um deles foi o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), bispo da Igreja Universal. Chegou a entrar com um recurso na Comissão de Constituição e Justiça contra a PEC, mas resolveu retirá-lo para elaborar novo projeto.
O senador Magno Malta (PR-ES) também votou contra a PEC, mas considera que ela tem prós e contras. “Votei de acordo com minha formação cristã, acredito na instituição do casamento e o período antes existente possibilitava a reflexão, conheço muitos casais que se arrependeram e voltaram atrás antes do divórcio, mas também sei que a burocracia atrapalha quem não aguenta mais viver junto e respeito isso”, pondera.
A especialista em direito da família Maria Berenice Dias, vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (Ibdfam) - grupo de advogados que indicou a criação da PEC -, não acredita que a mudança vá fragilizar o casamento. “Pelo contrário, as pessoas vão se casar mais por saberem que, se o amor acabar, não será tão complicado o divórcio”, defende.
Para Berenice, com o fim da separação, o estado deixa de interferir na vida afetiva dos brasileiros. “As pessoas procuram a separação porque acabou o relacionamento, não adianta ter prazo para pensar, é falso achar que a lei segura alguém”, argumenta. “A mudança atende a realidade dos dias de hoje porque, em dois anos, as pessoas naturalmente constituíam outra família, mas não podiam casar de fato, o que gerava insegurança”.

fonte: Veja

Eleito por 'notáveis', logo da Copa 2014 gera polêmica entre leigos e especialistas

 

Assim como a escalação de Dunga, o logo da Copa de 2014, que será sediada no Brasil, já nasceu polêmico. Lançado oficialmente em evento realizado na África do Sul na última quinta-feira (8), o desenho tem levantado dúvidas em relação às suas referências e aos critérios de escolha, e virou piada instantânea no Twitter, onde se espalhou a comparação da marca com a silhueta do líder espírita Chico Xavier.

A MARCA EM QUESTÃO
  • Reprodução

    Logo oficial foi apresentado em evento realizado na África do Sul

  • Reprodução

    Internautas comparam o desenho ao retrato de Chico Xavier

 

Verde, amarelo e vermelho, o logo criado pela agência Africa foi apresentado como uma representação estilizada da taça da Copa do Mundo, encoberta por três mãos que se entrelaçam. A escolha coube a uma equipe de “notáveis”, formada por Ivete Sangalo, Gisele Bündchen, Paulo Coelho, Hans Donner e Oscar Niemeyer, além do presidente da CBF e do Comitê Organizador Local da Copa (COL), Ricardo Teixeira, e do secretário da Fifa, Jérome Valcke.

No vídeo exibido na cerimônia de lançamento, o presidente da CBF e do COL afirmou que o logo “prepara para o Mundial”. “Ao olhar para ele, ninguém vai imaginar outra coisa que não seja a Copa do Mundo no Brasil.”

Outras seis imagens fizeram parte da votação, todas sugeridas por agências de publicidade. A campeã comemora no Facebook: “A agência Africa está em festa. O logo da Copa do Mundo de 2014, q vai acontecer no Brasil, foi criada por nós. Demais. [sic]”.

Patrocinadora oficial do evento, a Adidas confeccionou mais de mil camisetas com a marca estampada, que serão colocadas à venda em sites e lojas.

Designers foram excluídos pela Fifa

A Associação dos Designers Gráficos (ADG), que a princípio faria parte da seleção, publicou em seu site nota em que declara ter sido excluída pela Fifa do processo – “ADG aguarda esclarecimentos da Fifa sobre a marca da Copa 2014”.

Professora do curso de Design da FAU-USP, Priscila Farias conta que quando viu o logo pela primeira vez achou que se tratava de uma brincadeira. Para ela, a ideia de utilizar formas que lembram mãos não é ruim. “Mas as formas estão terrivelmente mal resolvidas, e isso faz com que a figura, como um todo, pareça fraca, transmitindo a sensação de um desenho improvisado e pouco profissional, um tanto infantil e ingênuo, ao mesmo tempo sem a graça de um desenho de criança, ou a espontaneidade de algo genuinamente naif”, diz.

ESPECIALISTAS QUESTIONAM
  • Leo Crecenti

    Priscila Farias achou que se tratava de uma brincadeira

  • Divulgação

    Para o designer Muti Randolph, 'um gesto de tristeza e vergonha'

Em sua análise, ela revela: “Uma coisa que me incomoda especialmente é a absoluta falta de controle dos espaços brancos internos. Os números que compõem o ano ficam a meio caminho, entre um tratamento geométrico ou orgânico, e o 2 é tão mal resolvido que parece um Z. Na redução, o 4 fica muito similar ao A de ‘Brasil’, e, no lugar de 2014, lemos ‘ZOIA’.”

Priscila ainda destaca que as letras da palavra Brasil misturam caixas alta e baixa sem critério aparente, fugindo à norma culta (a letra A aparece em caixa alta no meio da palavra, e o L fica entre maiúscula e minúscula). “Mesmo assim, com uma rigidez que não é a das escritas populares – se é que a intenção era simular uma escrita popular ou vernacular –, sugerindo que o design foi resolvido por alguém que não entende muito de tipografia”, observa.

Taça e Jabulani: referências negativas?

Também controversa, a primeira impressão do designer Muti Randolph ao ver o desenho – compartilhada por outros artistas gráficos, como Alexandre Wollner – foi de uma mão levada ao rosto “num gesto de tristeza e vergonha”. “Por perder a Copa de novo em casa?”

Randolph diz, que numa rápida reflexão, o logo pode remeter à ideia de “todo mundo metendo a mão na Copa”. “Temo que tenham feito uma marca não muito bem desenhada, mas apropriada a esta interpretação: se tomarmos por medida a falta de transparência e o resultado deste processo, devemos temer por todos os outros desta Copa, da formação da comissão técnica à construção e reforma dos estádios”, considera.

O designer questiona, ainda, o uso da cor vermelha – “Seria influência africana?”. Sobre a fonte de inspiração da marca, Randolph denomina o atual troféu Fifa como “uma aberração grotesca dos anos 70 que substituiu a clássica e linda art déco Jules Rimet”.

Ele recorda que, conquistado definitivamente pelo Brasil em 1970, o troféu foi roubado e nunca mais encontrado (cogita-se que tenha sido derretido). “Se o Brasil ganhar o hexa, alguém bem poderia repetir o feito e transformar as figuras disformes (que já parecem derreter) em barras de ouro. Estariam fazendo um favor à estética”, alfineta.

Já o artista plástico Marcius Galan recorre à Jabulani para traçar seu raciocínio. “Acabamos de passar por uma Copa onde a bola, um objeto com função determinante para o bom andamento dos jogos, era ruim. Isso foi notado nos primeiros treinos e mesmo assim, como já haviam sido fechados os contratos, os jogadores tiveram que se calar.”

Para ele, este é apenas um exemplo “de como o que está em jogo não é o jogo”. “Então eu não esperaria o logo da Copa no Brasil nascendo de uma pesquisa séria. Se é melhor para a campanha que a Gisele eleja o melhor logo, esse será o melhor e ponto. O resto é uma questão de gosto”, constata Galan.

“E, falando de gosto, acho até bonitinho, meio ingênuo, meio retrô. Poderia ter sido muito pior.”

Ipatinga volta a campo para enfrentar o Sport na Série B

 

Antes de começar a Copa do Mundo, as equipes haviam disputado sete rodadas no Campeonato Brasileiro da Série B. O Ipatinga ocupa a 18º colocação com apenas três pontos ganhos. Foram seis derrotas e apenas uma vitória até o momento na competição. Nesta terça-feira (13), às 19h30, o Tigre volta a campo pela 8º rodada da disputa, contra o Sport, no estádio Ipatingão.
O torcedor ipatinguense terá várias novidades nesta partida. Durante a paralisação para a Copa, dez jogadores foram contratados e alguns irão fazer a estréia, como os zagueiros Leonardo e Marcelinho, o volante Dirceu e o meia Walter Minhoca, além, é claro, do técnico Leonardo Condé, que chegou para substituir Gilson Kleina.
Condé passa a ser o treinador mais jovem a comandar um time neste Campeonato Brasileiro da série B. Aos 32 anos, o jovem treinador está confiante e pronto para fazer história no comando do Ipatinga.
Condé chegou ao Ipatinga após se destacar no futebol de Minas Gerais. Desde as categorias de base de América e Atlético, Leonardo chama a atenção dos times pelo trabalho bem feito. Após comandar o Tupi por quase duas temporadas e colocar o time entre os principais do Estado, o treinador recebeu o convite para trabalhar no Ipatinga.
O fato de ser jovem e ter que enfrentar treinadores com boas campanhas em outros clubes do Brasil é uma motivação a mais para Condé. Nesta terça-feira (13), por exemplo, o técnico enfrentará um time comandado pelo experiente Toninho Cerezo, que já comandou Atlético, Vitória/BA, entre outros times do exterior.
Condé comandou toda a preparação do Ipatinga durante a parada para a realização da Copa do Mundo. Foram três jogos-treino e o treinador acredita que o Ipatinga esteja pronto para fazer uma boa campanha na série B.
“A competição é difícil. Todas as equipes estão em um nível muito próximo. O equilíbrio dita a competição. Acredito que aproveitamos bem este período de treinamentos. Espero que seja um bom recomeço de competição para o Ipatinga”, disse o treinador, que possui apenas duas dúvidas para escalar a equipe. Ele não poderá contar com três jogadores: o zagueiro Max está lesionado e o volante Léo Mineiro e o atacante Alessandro estão suspensos. Na zaga entra Marcelinho, que fará o trio defensivo ao lado de Leonardo e Thiago Matias. No meio-campo os volantes Dirceu e Leanderson disputam a vaga de Léo Mineiro. E no ataque Condé ainda decidirá quem será o companheiro de Jajá, Preto ou Beto.


Ingressos
Para prestigiar o torcedor quadricolor, a diretoria do Ipatinga resolveu baixar o preço dos ingressos. Os bilhetes que vinham sendo vendidos a R$, custarão somente R$ 10. A promoção, segundo o presidente Itair Machado, é porque o torcedor ipatinguense está sempre ao lado do time, seja nos momentos difíceis ou nas glórias. O presidente recorda o apoio que o time recebeu nos jogos do Campeonato Mineiro deste ano. Mesmo mandando alguns jogos em Belo Horizonte, o torcedor compareceu ao Mineirão e ajudou a colocar o Tigre na disputa pelo título estadual.


FICHA TÉCNICA
Ipatinga x Sport
Ipatingão – 19h30
A: Devarly Lira do Rosário/ES
A1: Gelson Pimentel Rodrigues/ES
A2: José Ricardo Maciel Linhares/ES
IPATINGA – Douglas; Marcelinho, Thiago Matias e Leonardo; Luizinho, Dirceu (Leanderson), Max Carrasco, Walter Minhoca e Marinho Donizete; Jajá e Preto (Beto). Técnico Leonardo Condé.
SPORT - Magrão; Renato, Marcel, César e Dutra; Tobi, Moisés e Germano; Eduardo Ramos, Dairo e Ciro. Técnico Toninho Cerezo.

fonte: JVA online

Sem esquecer 2010, Atlético-MG trabalha para ter base forte em 2011

 

Ao mesmo tempo em que considera o Atlético-MG candidato ao título do Brasileirão 2010, o técnico Vanderlei Luxemburgo admite que a reformulação no elenco alvinegro, iniciada depois da conquista do Campeonato Mineiro, tem por objetivo formar uma base forte para a próxima temporada.

“Estamos remontando uma equipe, remodelando um trabalho. Tiramos o elenco do primeiro semestre, colocamos o elenco para o segundo semestre, e já definindo 80% da equipe para o ano que vem”, observou o treinador.

Luxemburgo disse que a conquista do título estadual foi importante para dar suporte às mudanças no grupo. “O Campeonato Mineiro foi uma conquista importante para um clube que estava sem conquistar campeonato um tempo, então dá credibilidade, dá tranquilidade. Mas estamos nesta transição, montando uma equipe para este ano e para o ano que vem”, afirmou.

Do grupo campeão mineiro, várias jogadores já deixaram o clube, como o atacantes Marques e Muriqui, os volantes Jonílson, Carlos Alberto e Correa, o zagueiro paraguaio Benítez, o lateral-direito Coelho e os meias Evandro e Renan Oliveira, cedido por empréstimo o Vitória.

A diretoria atleticana contratou, entre outros, o goleiro Fábio Costa, o lateral-esquerdo Fernandinho, os meias Daniel Carvalho e Diego Souza e os atacantes Ricardo Bueno e Neto Berola. O meia equatoriano Edison Méndez teve a contratação confirmada, enquanto o atacante Reinaldo, que se recuperou de contusão no clube, vai assinar contrato.

“Estou, nesta transição, colocando uma equipe que eu olho para frente e vejo a equipe num patamar de disputar com as grandes equipes do futebol brasileiro, de sul-americano, e conquistas”, ressaltou Luxemburgo, que assumiu o Atlético em janeiro deste ano e tem contrato com o clube até o final de 2011.

O comentárido de Fernando Rocha

 

fernando Melhor assim

O jogo não foi aquilo que se esperava de uma final, ainda mais em se tratando de uma Copa do Mundo, principalmente por conta da violência empregada pelas duas seleções, sobretudo a Holanda (13 cartões amarelos, sendo oito e mais um vermelho para os holandeses), mas quando se trata de decisões no futebol, seja aqui ou em qualquer lugar do mundo, o panorama se modifica e o pau come solto, pois os treinadores, sem exceção m abrem mão da ousadia, jogo franco, da beleza do espetáculo, para tentar ganhar de qualquer maneira.

No fim, fez-se justiça à Espanha, que se não foi brilhante, acabou dominando o jogo, sendo realmente superior à Holanda. Até porque, com um time bastante inferior à outros de épocas passadas, como o “carrossel” de 74 comandada por Cruyff ou aqueles timaços de Gullit, Rikjaard, Vam , Seedorf, Bergkamp e Kluivert de 94-98, impossível imaginar a Holanda de agora obtendo este feito inédito.

A campeã, Espanha, entra para o seleto clube que já possúia sete sócios – Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, França e Inglaterra -, sem o brilhantismo e o futebol vistoso dos grandes campeões, mas não há como negar que possui bons e até ótimos jogadores, tais como Xavi, Iniesta e David Villa, além do goleiro Casillas.

A Alemanha, que indiscutívelmente possui o melhor time da Copa, voltou a ser o que era nos 3 a 2 sobre o valente Uruguai, o que lhe valeu o terceiro lugar. Foi melhor assim.

· Desta vez a Fifa corrigiu uma injustiça histórica e permitiu aos jornalistas credenciados, escolherem os melhores jogadores da Copa pela internet até o último minuto da finalíssima, para não correr o risco de 2002, quando foi eleito um goleiro, o alemão Oliver Khan, que falhou nos gols que deram o penta ao Brasil. E fez sentido a escolha do atacante uruguaio Diego Forlán, já que os favoritos espanhóis e holandeses não empolgaram na partida final.

· A partir de hoje, recomeçam os campeonatos das Séries A e B do Brasileiro. Tomara que os nossos “técnicos-professores-doutores” tenham tirado lições positivas do que aconteceu dentro de campo na Copa da África, que se não foi lá essas coisas sob o ponto de vista técnico, pelo menos deu uma boa contribuição para o futebol mundial, considerando-se que a seleção campeã e as outras três melhores (Holanda, Alemanha e Uruguai), jogam prá frente, buscam incessantemente o gol e escalam seus melhores jogadores, não praticando diuturnamente a violência e o anti-jogo.

· O Tigre, que terminou a fase pré-Copa em penúltimo lugar na tabela de classificação, joga hoje no Ipatingão às 19:30hs contra o Sport Recife, 14 º colocado, dirigido por Toninho Cerezo. A equipe, agora comandada por Leonardo Condé, ex-técnico do Tupi, foi toda renovada e a sua torcida deposita grande esperança no talento do meia Walter Minhoca.

· O Cruzeiro, que terminou a fase pré Copa em 11º lugar com 9 pontos ganhos, joga amanhã em Curitiba contra o Atlético do Paraná. O técnico Cuca, cujo trabalho admiro, vem testando uma nova formação com três atacantes muito interessante e que pode dar certo. 0 Galo, 18º colocado e zona de rebaixamento com apenas 6 pontos ganhos em 7 jogos, vai nesta quinta em busca da vitória no seu novo terreiro, a “Arena do Jacaré” em Sete Lagoas, contra o Atlético de Goiás. E, convenhamos, um clube que investe tão alto como o alvi-negro, não pode tropeçar em casa contra times pequenos.

E-mail: bolaarea@yahoo.com.br

12 de jul. de 2010

Fifa cita problemas para o Brasil em 2014 e “quer saber de soluções”

 

Sem meias palavras, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse que falta praticamente tudo para o Brasil sediar a Copa de 2014, mas minimizou as dificuldades, observando que são normais.

Questionado especificamente sobre o que falta para a realização do próximo Mundial, Valcke respondeu: “Temos que construir alguns estádios, algumas estradas, alguns aeroportos. Tem que colocar em prática um novo sistema de comunicação. Tem que melhorar as condições de hospedagem. Mas é assim mesmo, vai ter muito trabalho como sempre”.

Antes, o presidente da Fifa, Sepp Blatter, provocado sobre o mesmo tema, observou, antes de passar a palavra a Valcke: “Não sei de problemas, mas quero saber das soluções”.

Há um ano, ao final da Copa das Confederações, em Johanesburgo, Blatter deu nota 7,5 para a organização do evento, causando surpresa e decepção entre os sul-africanos. Nesta segunda-feira, um dia após o final da Copa, elevou a nota para 9. “Na universidade, esta nota seria acompanhada do título ‘summa cum laude’ (ou ‘distinção e louvor’). Uma nota muito boa”, disse.

Indagado sobre o que a África do sul deveria fazer para conseguir uma nota 10, Blatter não foi direto. “A perfeição não existe”, disse.

Um outro tema envolvendo a Copa de 2014 levantado na entrevista diz respeito às vagas para a América do Sul no Mundial. Em 2010, o continente africano manteve as cinco vagas a que tinha direito e ganhou mais uma, pelo fato de a África do Sul ter sido anfitriã. A Conmebol tem hoje quatro vagas mais uma, a ser definida em repescagem com um país da Concacaf (América Central e do Norte).

Blatter não esclareceu se, pelo fato de o Brasil hospedar o próximo Mundial, o continente ganhará um lugar a mais. “Isso é uma decisão do comitê executivo da Fifa, que só será tomada no ano que vem”.(Lance Press)

Robbie Williams deve se reunir com Take That para novo álbum e turnê em 2011

 

Robbie Williams vai voltar ao Take That. O cantor de 36 anos –que deixou o grupo em 1995– deve se reunir com seus antigos colegas de banda para uma turnê em 2011 e um novo álbum.

Uma fonte disse: “no momento, tudo está em seu devido lugar para que seja anunciado formalmente o retorno de Robbie ao Take That por um ano apenas. Ele vai anunciar sua volta publicamente”.

Robbie e o vocalista Gary Barlow também planejam dar luz às suas antigas dificuldades na música “Shame”, que terá um clipe inspirado em “Brokeback Mountain”, que conta a história de dois cowboys secretamente apaixonados.

A canção foca nos sentimentos de Robbie com a banda, especialmente quando ela se reuniu sem ele em 2005, após terem se separado em 1996. Uma fonte disse ao jornal The Sun: “na música, há uma parte sobre como ele entrou em uma loja de brinquedos, viu os bonecos dos outro quatro membros do Take That em uma caixa e percebeu que havia se sentido deixado”.

O single fará parte da coletânea de sucessos de Robbie, “In and Out of Consciousness: The Greatest Hits 1990-2010″, que ele planeja lançar no começo de setembro para que, após isso, ele possa se focar nos projetos do Take That.

Robbie conquistou grande sucesso como artista solo após deixar o Take That, mas viu sua carreira apresentar dificuldades recentemente, enquanto Gary, Howard Donald, Mark Owen e Jason Orange conseguiram emplacar dois álbuns, “Beautiful World” e “The Circus”, em primeiro lugar nas paradas britânicas desde que voltaram. (Com agências)

Justiça nega indenização ao cantor Herbert Vianna por acidente com ultraleve

 

A Justiça do Rio negou o pedido de indenização por danos morais feito pelo cantor Herbert Vianna contra Ultraleve Indústria Aeronáutica, empresa que vendeu o equipamento que o artista usava quando caiu em fevereiro de 2001, em Mangaratiba. A mulher de Herbert morreu no acidente e ele ficou dependente de uma cadeira de rodas.

A decisão foi divulgada nesta segunda-feira pelo TJ (Tribunal de Justiça). De acordo com o tribunal, na petição, o cantor afirmou que o ultraleve apresentava problemas que teriam causado a ruptura da fuselagem em voo e, por consequência, a queda da aeronave.

Já a empresa responsável pelo produto afirmou que o acidente se deu por má condução do ultraleve, “não havendo evidências de que, ainda que presente um problema potencial de construção, ele tivesse se revelado.”

Com base nas informações e em testemunhas, o juiz Mário Cunha Olinto Filho concluiu que “houve uma sequência de manobras controladas antes da queda, ou seja, que não houve perda do controle direcional da aeronave por conta de uma eventual falha estrutural”, segundo o TJ.

“Aqui, não está a se apurar a real causa do acidente, mas sim em se saber se a causa indicada pelo autor –e que indicaria a responsabilidade da ré– realmente existiu e, se existiu, foi fator determinante do acidente. E a resposta é negativa”, afirmou o juiz em sua decisão. (Agência Estado)

Bilheteria de “Shrek 4” desbanca “Eclipse”

 

A estreia de Shrek para Sempre tirou Eclipse da liderança do ranking de bilheteria dos cinemas brasileiros no fim de semana. O quarto filme da saga de animação alcançou público de 1 072 800 espectadores somando as versões 2D e 3D.

Mesmo assim, o terceiro filme da série Crepúsculo continua um fenômeno. Foi visto por 715 500 pessoas entre sexta-feira e domingo e já soma audiência de 3 594 200 espectadores em apenas duas semanas de exibição.

Conversor de TV digital para as classes D e E

 

Representantes do governo e da iniciativa privada iniciaram hoje (12) os estudos para baratear o custo dos conversores de TV digital.

A medida inclui a possibilidade de incentivos fiscais, como redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

A meta é facilitar, principalmente, o acesso ao equipamento pelas classes D e E (que representam 30% da população brasileira – cerca de 16 milhões de famílias de um total de 54 milhões), afirmou o assessor especial da Presidência da República para a Área de Políticas Públicas em Comunicação, André Barbosa.

Ele apresentou hoje a proposta do governo aos integrantes do conselho deliberativo do Fórum Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD), que se reuniu na capital paulista.

Entre as ideias apresentadas, está a ampliação das linhas de crédito para aquisição do equipamento, na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil, com planos cujas prestações fiquem em torno de R$ 17 por mês. Barbosa disse que as propostas do grupo de estudos ficarão prontas em seis meses.

Barbosa destacou que, desde o início do ano, quando começou a obrigatoriedade de os televisores com 32 polegadas já saírem de fábrica com os conversores embutidos, foram vendidos no país 2 milhões de aparelhos.

“Acreditamos chegar nos 5 milhões até o final do ano. Porém, estão sendo atendidas as classes C para cima, deixando de fora as classes D e E, que têm na televisão a sua única fonte de informação. Nossa proposta é chegar a essa população”, disse ele.

Cobertura total

O ano de 2013 foi definido por decreto presidencial como o marco para tornar obrigatória a cobertura da TV digital em todo o país. Em 2016, o sistema analógico será extinto.

O presidente do fórum, Frederico Nogueira, informou que o Brasil tem avançado com velocidade acima da de muitos países com o mesmo perfil econômico e, de 2007 até agora, o processo de migração do sistema analógico para o digital já atingiu 7 milhões de aparelhos.

Ele esclareceu que o grupo de estudos irá subsidiar o governo com informações que possam ajudar na tomada de decisões. Para Nogueira, a transição de governo não deverá criar nenhum empecilho ao andamento das discussões.

“O Brasil já atingiu uma maturidade tão grande, tanto na área social quanto na econômica que, seja qual for o governo, será priorizada a política pública para a conclusão da migração da TV digital e inclusão das comunidades mais carentes”.

Na avaliação dele, o tratamento deve ser o mesmo adotado no caso dos computadores, cujo custo foi gradualmente reduzido com o aumento da demanda.

Fonte : Agência Brasil